03 JAN 2022
Prorrogadas até 21 de janeiro inscrições para quem quer trabalhar no censo 2.022
São quase 46 mil vagas disponíveis somente no Estado de São Paulo
Entre idas e vindas, foi definida a realização do censo demográfico 2.022. A preparação toda acontece neste ano e as pesquisas, que poderão ser respondidas presencialmente ao recenseador, por telefone ou ainda preenchendo um formulário pela internet, serão realizadas em 2.023.
O censo 2.022 abriu 206.891 vagas em todo o Brasil. Somente aqui no Estado de São Paulo são 41.076 vagas para recenseador e 4.884 para agente censitário, totalizando 45.960 vagas.
Para quem se interessar em trabalhar no censo, as inscrições foram prorrogadas até 21 de janeiro. Para se inscrever, clique aqui.
Os recenseadores, que atuarão diretamente na coleta das informações nos domicílios, precisam ter o ensino fundamental e serão remunerados por produtividade.
O IBGE preparou um simulador on-line que calcula quanto o profissional vai receber de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas. A ferramenta considera, ainda, a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais. Para estimar a remuneração, basta informar o município e a quantidade de horas que se pretende dedicar ao trabalho. No momento em que esta notícia foi redigida o link não estava funcionando. Tente acessar clicando aqui.
Já o agente censitário supervisor e o agente censitário municipal requerem que o candidato tenha completado o ensino médio. Os salários são de R$ 2.100,00 e R$ 1.700,00, respectivamente.
A taxa de inscrição para recenseador é de R$ 57,50, e de R$ 60,50 para agente censitário, e pode ser paga até 16 de fevereiro. Com a prorrogação dos prazos, as provas foram adiadas de 27 de março para 10 de abril.
Os candidatos podem concorrer aos dois processos seletivos, já que as provas dos recenseadores serão realizadas no turno da manhã e a dos agentes censitários na parte da tarde. As provas objetivas serão aplicadas presencialmente em todos os municípios onde houver vagas e seguirão os protocolos sanitários de prevenção da covid-19 que constam em edital. O candidato que descumprir as medidas de proteção será eliminado do processo seletivo.
O censo demográfico deve visitar mais de 70 milhões de domicílios em todos os municípios do Brasil.
O IBGE reforça que as inscrições para os processos seletivos de 2020 e 2021 não serão válidas para o Censo 2022.
O pedido de reembolso dos processos cancelados pode ser feito clicando aqui.

Autor: Fábio Bonassa
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos