12 JAN 2022
Começa a valer na próxima segunda, dia 17, a Área Azul Digital de Garça
O usuário poderá baixar o aplicativo ou adquirir o horário em uma das lojas parceiras
Começa a funcionar na próxima segunda-feira, dia 17, a Área Azul Digital de Garça nas ruas do centro da cidade. A fase de testes, sem cobrança, termina no sábado, dia 15. Durante um mês a população pode conhecer o novo sistema e baixar o aplicativo. O período foi necessário para divulgação e orientação dos usuários. Mais de 1.100 pessoas receberam orientação das equipes de apoio e já baixaram o aplicativo da Área Azul Garça.
A partir da próxima segunda-feira, o munícipe que for ocupar uma das vagas de estacionamento na área central terá duas formas de pagar pelo horário. Uma será digital. É bem simples fazer o cadastro, basta baixar o aplicativo Área Azul Garça, disponível para os sistemas Android ou iOS, ou ainda apontando a câmera do celular sobre o QR Code que consta nas placas de área azul do centro da cidade. Outra maneira é comprando o horário da área azul em uma das lojas parceiras do centro comercial.
O valor do estacionamento será de R$ 1,00 à hora nas duas primeiras horas de estacionamento. A pessoa poderá comprar uma hora a R$ 1,00 ou duas horas a R$ 2,00. Já a partir da terceira hora o valor sobe para R$ 2,00 à hora. “O objetivo é estimular o estacionamento rotativo, onde as pessoas se dirigem até o centro comercial, realizam suas compras e dão lugar para outros consumidores também encontrarem vagas para estacionar na área central”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Garça, Bruno Henrique Severino.
Ainda segundo o secretário, as motos são isentas da cobrança, mas só podem estacionar nas áreas exclusivas, não ocupando mais as vagas de carros. No centro comercial de Garça também há vagas para idosos e pessoas com deficiência, vagas de curta duração, onde o pisca alerta deverá ficar ligado, e os bolsões para carga e descarga.
O centro da cidade foi preparado para o novo funcionamento. O Departamento de Trânsito da Prefeitura instalou placas na área central, além da implantação da sinalização de solo, com a pintura em toda a área do estacionamento rotativo, já com a demarcação das vagas. Também há a identificação das lojas onde os motoristas poderão comprar os horários para utilizarem regularmente.
A SEDETUR, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, está responsável pela implantação da Área Azul Garça. O recurso, que será disponibilizado com a cobrança dos horários, será destinado ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico, e investido em projetos para o desenvolvimento da economia da cidade.

Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos