Rede Social Tiktok
18 JAN 2022
Dengue: nebulização continua no Bairro Labienópolis, nesta quarta-feira, dia 19
Veja o mapa com as ruas que serão nebulizadas
As equipes de nebulização contra a Dengue da Secretaria Municipal da Saúde continuam com ação no Bairro Labienópolis, nesta quarta-feira, dia 19, das 7h às 13h. A orientação é para que os moradores abram suas casas e deixem as equipes trabalhar, pois o mosquito só será eliminado se tiver contato com o veneno.
As ruas que serão nebulizadas são: Sete de Setembro, entre a avenida Faustina e avenida Dr. Labieno da Costa Machado, e nas ruas São João e Gabriela, entre a avenida Faustina e rua das Flores, conforme o mapa exibido nesta matéria.
A medida é para frear o avanço da contaminação, eliminando a fêmea adulta, que tem o hábito de ficar dentro das casas, por isso a importância de abrir portas e janelas no momento da nebulização e seguir as orientações dos agentes de Saúde e de Endemias, que são capacitados para o serviço.
Segundo a Vigilância Sanitária, o veneno mata o mosquito adulto, não sendo eficaz no combate ao Aedes aegypti em sua fase aquática: ovo, larva e pupa, que crescem dentro dos criadouros com água parada.
Neste sentido, nenhum combate será eficiente sem a ajuda dos moradores. Pelo menos uma vez por semana é preciso eliminar os recipientes que possam acumular água, evitando os criadouros.

PREPARE SUA CASA PARA RECEBER A NEBULIZAÇÃO
  • Guarde em lugar fechado e/ou mantenha cobertos:
  • Alimentos, água e utensílios de cozinha;
  • Roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo molhadas)
  • Bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos
Retire ou mantenha levantadas:
  • Roupas de cama;
  • Cortinas;
  • Toalhas de mesa.
Mantenha abertas:
  • Portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida
Durante a aplicação do inseticida, permaneça na calçada com as crianças e os animais domésticos, só retornando 30 minutos após o término da aplicação do inseticida.
Se na sua casa houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo até 30 minutos depois do final da aplicação. Informe os agentes de saúde.

Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos