18 JAN 2022
DESENVOLVIMENTO URBANO
Balanço positivo do funcionamento da nova Área Azul de Garça
O usuário poderá baixar o aplicativo ou adquirir o horário em um dos 26 pontos fixos de venda
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico fez um balanço positivo do primeiro dia de funcionamento da nova Área Azul de Garça, que iniciou oficialmente nesta segunda-feira, dia 17, após um mês de adaptação, experiência e orientação das equipes de apoio aos usuários. A nova Área Azul é digital, basta baixar o aplicativo e se cadastrar, porém os horários de estacionamento também podem ser comprados em 26 pontos fixos de venda, que são lojas credenciadas na área central da cidade, identificadas com cartazes do novo sistema.
Para fazer o cadastro digital da nova Área Azul de Garça basta baixar o aplicativo Área Azul Garça, disponível para os sistemas Android ou iOS, ou ainda, apontar a câmera do celular sobre o QR Code que consta nas placas de área azul do centro da cidade.
Se o usuário preferir, poderá comprar o horário da área azul em uma das 26 lojas parceiras.  São elas: Farmais, Terra do Nunca, Via Paris Perfumaria, Ellegance Lingerie, Casa de Rações Camilo, Drogaria Poupe Aqui, Casa de Carnes 445, Macrocontabil Conessa, Urbane Confecções, All Copias, Paulifrio Refrigeração, Ponteio, Reipel Papelaria, Sandrinho Games, Rossi Classic, Foto Líder, Mary Calçados, Ele & Ela Vestuário, Carol Lima, Atual Modas, Doce Encanto, Leila Magazine, Enéas Sport, Palu Modas, Leila Casa Linda e Íntima Companhia.
A SEDETUR, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, está responsável pela implantação da Área Azul Digital. O recurso, que será disponibilizado com a cobrança dos horários, será destinado ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico, e investido em projetos para o desenvolvimento da economia da cidade.
VALOR DO ESTACIONAMENTO
O valor do estacionamento será de R$ 1,00 à hora nas duas primeiras horas de estacionamento. A pessoa poderá comprar uma hora a R$ 1,00 ou duas horas a R$ 2,00. Já a partir da terceira hora o valor sobe para R$ 2,00 à hora. “O objetivo é estimular o estacionamento rotativo, onde as pessoas se dirigem até o centro comercial, realizam suas compras e dão lugar para outros consumidores também encontrarem vagas para estacionar na área central”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Garça, Bruno Henrique Severino.
Ainda segundo o secretário, as motos são isentas da cobrança, mas só podem estacionar nas áreas exclusivas, não ocupando mais as vagas de carros. No centro comercial de Garça também há vagas para idosos e pessoas com deficiência, vagas de curta duração, onde o pisca alerta deverá ficar ligado, e os bolsões para carga e descarga.
SINALIZAÇÃO DE IDENTIFICAÇÃO
O centro de Garça foi preparado para o novo funcionamento. O Departamento de Trânsito da Prefeitura instalou placas na área central, além da implantação da sinalização de solo, com a pintura em toda a área do estacionamento rotativo, já com a demarcação das vagas. Também há a identificação com cartazes das lojas onde os motoristas poderão comprar os horários para utilizarem regularmente.

Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos