21 JAN 2022
MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA
Reunião discutiu assuntos de extrema importância para a cafeicultura regional
Foram abordados diversos temas e lançado novos desafios para o setor
Na noite desta quinta-feira, a pedido do Prefeito João Carlos dos Santos e do Vice-Prefeito, Flávio Peres, foi realizada na sede da ACIG uma reunião, envolvendo representantes de vários setores que movimentam a cafeicultura da região de Garça, assim como, contou com a presença de demais secretários de governo, vereadores e imprensa. Devido à Pandemia, a reunião também foi transmitida ao vivo pelo facebook da Prefeitura e está disponível para quem quiser acompanhar todas as informações importantes tratadas durante o encontro. Para assisti-la, basta clicar aqui.
Com o tema “A Mobilização do Setor Cafeeiro em Prol dos Cafés da Região de Garça”, a reunião tratou de assuntos que interessam toda a cadeia produtiva regional do café, entre eles a atualização do processo de (IG) Indicação Geográfica de Procedência e o início dos trabalhos para a conquista da Indicação Geográfica de Denominação de Origem, muito requisitada para exportação para os países da Europa.
Também foi abordado o andamento dos trabalhos para a recuperação da Cooperativa de Cafeicultores Garcafé e os próximos desafios, que são a representatividade da região de Garça na Câmara Setorial do Café do Estado e as etapas para a implantação do APL – Arranjo Produtivo Local da Cafeicultura.
Os assuntos foram esclarecidos aos participantes pelo Prefeito João Carlos dos Santos; pelo Vice-Prefeito, Flávio Peres; pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bruno Henrique Severino, pela Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Thereza Sartori; pelo liquidante da Garcafé, José Wilson Gomes; pela gerente do Sebrae, Juliana Sanches Farias e    pela analista do Sebrae, Mariana Gonçalves Ferreira.
O Vice-Prefeito Flávio Peres falou sobre os trâmites de quitação da dívida da cooperativa com a Receita Federal, conseguindo que a negociação fosse de 60% do valor total da dívida da cooperativa, quitando todos os débitos com o órgão federal. Flávio Peres informou ainda sobre os demais acordos com credores da Garcafé e sobre a visão de futuro para a cooperativa, com base tecnológica, assistência técnica, conhecimento e informação, visando, principalmente o apoio ao pequeno produtor.
Já o Prefeito João Carlos dos Santos reforçou a necessidade da integração de todos os elos da cadeia que envolve o café, para a construção de uma cafeicultura mais moderna, com mais tecnologia, pesquisa e representatividade.
Sobre a Garcafé, as palavras do prefeito João Carlos provocaram aplausos de todos os participantes da reunião e poderá ser assistida, na íntegra, na gravação do Facebook (clique aqui).
O prefeito reforçou o seu apoio político e a articulação para novas conquistas, como a representatividade de Garça junto a Câmara Setorial do Café. “Flávio Peres e eu estivermos com o Secretário de Agricultura do Estado, para debater a Câmara Setorial do Café. Falamos do nosso interesse em participar e sugerimos nomes. Queremos ter os cafés da região de Garça representados. Precisamos de pessoas que possam defender os interesses de todos, propondo soluções e articulando politicamente junto ao Governo do Estado”.
O Prefeito, juntamente com as representantes do Sebrae, informaram sobre a importância da força e participação de todos os envolvidos na cadeia produtiva do café, para a implantação de um Arranjo Produtivo Local – APL do café regional, inclusive com articulação em andamento, também junto ao Governo do Estado.
A conquista desse novo desafio irá garantir para a região, acesso à inovação, cooperação inovativa e fortalecimento de toda a cadeia produtiva. “Está lançado, publicamente, o nosso desejo e o nosso apoio político, empenho e dedicação, junto a esse esforço de construir o Arranjo Produtivo Local dos Cafés da Região de Garça”, reforçou o Prefeito João Carlos.
Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos