25 FEV 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
PAT de Garça é referência de boas práticas na região
Esta semana uma comitiva de Ipaussu veio conhecer o serviço prestado na cidade
Esta semana a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Garça recebeu a visita da diretora regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Érika Passarelli; do secretário de Indústria e Comércio de Ipaussu, Fernando de Paula, e da chefe do Departamento do Banco do Povo de Ipaussu, Joice de Almeida Pereira. A comitiva foi recebida pelo secretário da pasta, Bruno Henrique Severino, e pelos coordenadores da secretaria, Maria Jose Silvério dos Santos, responsável pelo Banco do Povo, e por Vinicius Falcão de Souza, responsável pelo PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador.
Eles vieram conhecer o trabalho desenvolvido pela secretaria. “O motivo da nossa visita hoje é trazer e compartilhar as boas práticas que vem sendo desenvolvidas na nossa região. Garça é um município bem atuante, tanto na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, quanto também nos serviços do PAT. Nós gostaríamos de compartilhar essas boas práticas, para que os outros municípios, que ainda não tem PAT instalado, possam conhecer esses serviços e levar isso para a população”, esclareceu a diretora regional.
De acordo com o secretário de Indústria e Comércio de Ipaussu, Fernando de Paula, a indicação da diretora regional foi muito bem aceita pela comitiva de Ipaussu. “Nós tivemos uma conversa junto com a Érica e ela deu boa referência de Garça. Ela pediu pra gente estar vindo, conversando com o Bruno, para levar o que tem de bom de Garça para a nossa cidade que é Ipaussu. Nós temos um “Ganha Tempo” lá, só que a gente não tem o PAT, nós viemos atrás pra ver como funciona aqui para tentar implantar lá”.
O PAT de Garça é um centro de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda e concentra serviços gratuitos à população, como:
  1. Informações e orientações gerais ao trabalhador;
  2. Auxilio aos empregadores na busca de recursos humanos, aproximando-os dos candidatos às vagas de emprego;
  3. Sistema Nacional de Emprego – SINE;
  4. Programa Emprega Garça;
  5. Habilitação ao Seguro-Desemprego;
  6. Emissão de Carteira de Trabalho Digital - CTPS Digital;
  7. Programa Emprega Brasil (orientações de acesso);
  8. Empregador Web (disponibilização da permissão aos empregadores no sistema);
  9. Peticionamento eletrônico no Sistema Eletrônico de Informações – SEI;
  10. Portal Emprega São Paulo;
  11. Oferta de cursos de qualificação profissional.
O PAT funciona no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, localizada na Rua 15 de Novembro, 110 – Centro, telefone: (14) 3471-4637. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Quem quiser conhecer mais sobre os serviços, também poderá acessar: www.emprega.garca.sp.gov.br e www.desenvolve.garca.sp.gov.br
Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos