24 MAR 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
APL dos Cafés da Região de Garça – mais uma grande conquista para o setor
O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira pelo Governo do Estado
Na manhã desta quinta-feira, dia 24, houve o anúncio de mais uma excelente notícia para o agronegócio paulista, em especial para o setor cafeeiro da nossa região. Em evento realizado em Piracicaba, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Itamar Borges, anunciou a conquista do APL Cafés da Região de Garça. O município, junto com outras 16 cidades da região, se inscreveram no edital para trazer este Arranjo Produtivo Local para o setor da cafeicultura, com a certeza de que irá beneficiar toda a cadeia produtiva regional.
Representando o APL Cafés da Região de Garça, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bruno Henrique Severino, acompanhou a cerimônia e salientou a importância de mais essa conquista para economia e desenvolvimento local. “Com o reconhecimento do APL, o setor cafeeiro passa a ter mais competitividade no mercado, trazendo inúmeros benefícios para toda a cadeia cafeeira e, consequentemente, desenvolvimento e mais emprego para a região”.
O secretário lembrou, ainda, o processo para essa conquista. “Organizamo-nos para este momento e as nossas intenções vieram de encontro aos anseios dos cafeicultores da região e nos unimos a eles, fortalecendo o nosso compromisso com a cafeicultura regional”.
Durante o processo de reconhecimento do Governo do Estado do APL, foram anexados diversos documentos comprovando a importância da cafeicultura para a região Centro-Oeste do Estado. A partir de agora, o programa promoverá ações específicas, como forma de direcionar políticas para amenizar as principais dificuldades inerentes do setor, possibilitando o desenvolvimento de todos os envolvidos no APL Cafés da Região de Garça.
Para esse reconhecimento, os cafeicultores da região receberam apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, da APTA (Agência Paulista de Tecnológica do Agronegócio), Fatec Marília, Sebrae, ETEC Agrícola de Garça, Associação Comercial e Industrial de Garça e, em especial, do Congarça (Conselho de Cafés da Região de Garça), gestor do APL.
O Programa de Fomento de Arranjos Produtivos Locais Paulista, no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, instituído pelo Decreto 54.654, de 7 de agosto de 2009, tem como objetivo o desenvolvimento regional e a redução das desigualdades do Estado, por meio da descentralização do desenvolvimento produtivo, das cadeias paulistas e do aumento do empreendedorismo e a da competitividade das micro e médias empresas, baseados em interação e cooperação.

Um Arranjo Produtivo Local (APL) caracteriza-se por:
  • Ser um conjunto de agentes de natureza diversa, que participam nas tarefas principais de uma aglomeração produtiva;
  • Incluir  empresas de um mesmo setor ou serviço e fornecedoras, centros de pesquisa, agentes do governo, instituições do o setor, universidades e demais entidades privadas ou públicas;
  • Ter uma governança e evidenciar relações de cooperação, trocas e aprendizado constantes em um determinado território;
  • Ocorrer em um recorte do espaço geográfico constituído pelo agrupamento de agentes de interesse que consolidam uma identidade coletiva e;  Demonstrar a capacidade de promover o desenvolvimento local, estabelecendo parcerias e compromissos para manter e especializar os investimentos de cada um dos agentes no arranjo e seu entorno.

Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos