01 ABR 2022
Hemocentro itinerante estará em Garça nos dias 5, 6, 7 e 8 de abril
Uma carreta adaptada para as doações, com todas as normas de segurança sanitária, estará estacionada em frente à Prefeitura
Se você é doador de sangue ou gostaria de começar a doar e ajudar a salvar vidas, a Prefeitura de Garça tem uma ótima notícia para anunciar. Nos dias 5, 6, 7 e 8 de abril, através da SAS Brasil, uma startup social que leva saúde especializada para todo o Brasil, Garça estará recebendo o Hemocentro Itinerante, que ficará estacionado  na em frente a Prefeitura, na Praça Hilmar Machado de Oliveira, nº 102.
As doações podem ser feitas entre 8h e 12h.  Para evitar filas e agilizar o atendimento aos doadores, os interessados devem realizar agendamento prévio pelo site www.sasbrasil.org.br/hemocentro. (clique aqui para fazer seu agendamento).
“A doação de sangue é um gesto solidário. É uma pequena quantidade de sangue que a gente doa e que ajuda a salvar até quatro vidas. Doar sangue é um ato voluntário. Junte-se a nós e venha participar dessa ação que será realizada em Garça”, convite feito pela secretária da Saúde, Deyse Serapião Grejo.
Ainda segundo a secretária: “Nós queremos incentivar e conscientizar a todos sobre a importância da doação de sangue, principalmente nesse momento tão delicado onde os hemocentros estão com estoques precários”.

Serviço: Hemocentro Itinerante da SAS Brasil - Drogaria São Paulo e Roche Brasil (etapa SP)
Data: 5 e 8 de abril (terça a sexta)
Horário: das 8h às 12h
Endereço: Praça Hilmar Machado de Oliveira, 102, (em frente à Prefeitura), Garça, SP.

QUEM PODE DOAR E QUAIS AS RECOMENDAÇÕES:
Para ser um doador é necessário ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg. No momento da doação, os candidatos devem apresentar documento com foto, como RG ou CNH. Além disso, deve seguir algumas recomendações:
- Menores de 18 anos (16 a 18 incompletos) só podem doar com autorização por escrito e assinada, acompanhada de documento original ou cópia autenticada do pai, mãe ou responsável legal, além de estar acompanhado do responsável maior de idade no dia da doação.
- Idosos, acima de 60 anos, só devem doar se já tiverem completado o esquema vacinal contra a Covid-19 (duas doses, além da dose de reforço).
- Em caso de sintomas gripais ou resfriado, febre e diarréia recente não é permitido doar.
- Grávidas e mulheres pós-parto também não podem doar.
- Quem fez tatuagem deve esperar um período de 12 meses para poder realizar a doação. O mesmo período deve ser respeitado para quem fez maquiagem definitiva ou micropigmentação de sobrancelha.
- Pessoas com doença de Chagas ou Malária, quem teve Hepatite após os 11 anos de idade, quem tenha evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como Hepatite B ou C, AIDS (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I ou II não podem doar.
- Quem foi vacinado contra a Covid-19 ou qualquer outra vacina deve esperar um período, que varia de imunizante para imunizante, para doar. Confira:
  • Coronavac: 48 horas após cada dose
  • Pfizer: 7 dias após cada dose
  • AstraZeneza: 7 dias após cada dose
  • Janssen: 7 dias após a dose única
  • Outras vacinas:
  • Vacina contra a gripe: 48 horas após
  • Vacina contra sarampo ou tétano: 1 mês após
MAIS INFORMAÇÕES:
Em 2020, a SAS Brasil deu início ao Hemocentro Itinerante, com o intuito de contribuir com a coleta de sangue nos hemocentros brasileiros, além de fomentar a cultura de doação de sangue no país. Para esta etapa no Estado de São Paulo, a SAS Brasil conta com patrocínio da Drogaria São Paulo e Roche Brasil e com o apoio da Prefeitura de Garça, Hemocentro de Marília, Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília (Famema) e do projeto AMORSEDOA.
Confira o balanço de 2020 - 2022 (até 22.mar):
  • 4.140 doações;
  • 16.560 pessoas potencialmente beneficiadas;
  • 1.912 litros de sangue coletados;
  • 7.736 km rodados pela carreta.
Números de doadores, até o momento, de 2022:
  • 600 pessoas.

Autor: Ana Lúcia Bez