12 ABR 2022
4ª dose da vacina de Covid para maiores de 60 anos e vacina de influenza
Idosos podem aproveitar a ocasião e tomar as duas vacinas juntas em uma das salas de vacinação do município.
As pessoas com 60 anos ou mais podem tomar a vacina de Covid nas unidades de saúde desde o dia 4 de abril, e agora, também podem tomar conjuntamente a vacina de Influenza em todas as sala de vacinação do município, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 16:30h. As equipes de saúde estão se movimentando para administrar a vacina no domicílio das pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção.

O que é a Influenza?

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e de distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves, podendo levar ao óbito em seus casos mais graves. A doença é causada por diferentes vírus e apresenta um aumento no número de casos nas estações mais frias.

O período de incubação dos vírus influenza é de geralmente 2 dias, podendo variar entre 1 e 4 dias. Os sinais e sintomas da doença são variáveis, podendo ocorrer desde uma infecção assintomática, ou apresentar quadros de febre alta, seguida por dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse.

A febre dura em torno de três dias, nesse período, há um agravamento e progressão de sintomas respiratórios e que duram de três até cinco dias após o desaparecimento da febre. Em alguns casos, as complicações podem levar a pneumonia e requerem a internação.

Locais de vacinação:
  • USF Araceli: Rua: São Francisco de Assis, 120. Telefone: 3406-3177.
  • USF Dr. Asdrubal Borges de Barros: Rua: Belém, s/n - telefone 3471-6222.
  • USF Eucaliptos I e II - Maria Lucia Ferreira Cavallini: Rua Garantã, 105 - telefone: 3406-2000 e 3406-2639.
  • USF Helena Garcia Müller: Rua Gabriela, 138 - telefone: 3471-5453.
  • USF Jafa - Dr. Ernesto Gaion: Rua: São Paulo, 16 - telefone: 3406-1409.
  • USF Labieno: Rua: Estação, 1117 - telefone: 3406-3176.
  • USF Mariana I - Dr Acácio Alves Souza: Rua Prefeito Salviano Pereira de Andrade, 1733.
  • USF Palermo I e II - Dr. José Martinho Palermo: Rua: Minas Gerais, 850 - telefone 3406-2639.
  • USF Rebelo - Dr. Adauto Gonçalves Colletes - 3406-2135.
  • USF Região Oeste dr José Barbosa: Rua: Antonio Leal de Oliveira, 125 - telefone: 3471-3295.

Assinatura 4 logos
Autor: Andreza Levorato Sega