13 ABR 2022
MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA
Descarte Correto de Lâmpadas Fluorescentes
Veja o endereço dos postos de entrega voluntária de lâmpadas em nossa cidade e ajude a preservar o meio ambiente.
A Prefeitura Municipal de Garça, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) fez parceria com as empresas Casa do Led e Loja Ilumina para que a população possa fazer a entrega voluntária de lâmpadas fluorescentes nesses locais e, posteriormente, a empresa Reciclus faz a coleta e a destinação correta deste material.

Bióloga da SAMA, Érika Bicalho Buchignani, destaca a importância desse tipo de ação, que é previsto em Lei, para o Meio Ambiente. “Essa iniciativa é parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12305/2010), onde há a obrigatoriedade da implementação de Logística Reversa para uma gestão adequada de diferentes tipos de resíduos gerados. A Lei prevê a possibilidade de Acordos Setoriais que tem como proposta, melhorar a prática de hábitos de consumo sustentável e promover o aumento da reciclagem e economia circular”.

Com esse Acordo Setorial, implementa-se o Sistema de Logística Reversa de Lâmpadas Fluorescentes de Vapor de Sódio e Mercúrio e de Luz Mista, tubulares ou compactas. Ele possibilita que o material seja encaminhado para o descarte ambientalmente correto, evitando que essas lâmpadas acabem em aterros sanitários, e acabem contaminando o solo, nascente, rios e animais.

Pontos de coleta:
No município existem dois postos de coleta, na qual a população pode fazer a entrega voluntária dessas lâmpadas. São eles:

- Casa do Led
Rua: Heitor Penteado, 86
Funcionamento: de segunda a sexta das 8h às 18 e sábado das 8h às 13h.

- Loja Ilumina
Avenida:. Dr. Labieno da Costa Machado, 1760
Funcionamento: de segunda a sexta das 8h às 18 e sábado das 8h às 12h.
Assinatura 4 logos
Autor: Andreza Levorato Sega