13 ABR 2022
FUNDO SOCIAL
Projeto TPM² - Todas protegidas mudaremos o mundo
A ideia é recolher absorventes para distribuir as estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social e, assim, reduzir as faltas escolares dessas jovens.
Um grupo de quatro estudantes do 3º ano do ensino médio do Sesi “Flávio Aparecido Peres”, desenvolveu um Projeto chamado “TPM² - Todas protegidas mudaremos o mundo”. Raysa Fernandes Colassante, Camilly Chedar, Heloisa Martim e Carolina Garcia começaram a desenvolver o projeto com auxilio da professora Rosi Contiero. Após a triste partida da docente, as adolescentes que foram premiadas no concurso Prêmio Sesi São Paulo de Educação 2021, tiveram certeza de um projeto tão bonito e significativo precisava sair do papel.

Com a ajuda da professora Ana Carla Tahara Kemp, as alunas apresentaram seu Projeto para o Fundo de Solidariedade e para a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que aprovaram a iniciativa e prontamente aderiram a ideia de auxiliar o “TPM² - Todas protegidas mudaremos o mundo” se uma tornar realidade.

No dia 13 de abril, quarta-feira, a primeira dama e Presidente do Fundo Social de Garça, Cláudia Furlaneto dos Santos, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Hélide Maria Parrera, a Diretora de Departamento, Ellen Cristina Sganzerla Goncalves, receberam as estudantes e a professora Ana Carla para falar sobre o projeto e, de fato, lança-lo como uma ação que receberá o apoio da Prefeitura, da Assistência e Desenvolvimento Social e do Fundo Social de Garça.

Durante essa reunião de lançamento do Projeto, Camille falou sobre o que as motivou a seguirem com a ideia. “O projeto visa ajudar mulheres de baixa renda, que não tem condições de comprar os absorventes. Porque fizemos uma pesquisa, e a cada 5 mulheres, 4 delas deixaram de ir para escola, justamente, por essa questão da pobreza menstrual, por não terem condições de comprar um absorvente”.

A primeira dama elogiou a ação das estudantes e a sensibilidade ao verem a situação de suas colegas e partirem em busca de uma mudança para essa realidade. “É uma parceria, um grupo de meninas estudantes do Sesi, que se sensibilizaram com a situação de algumas colegas de classe que, não tendo condições de comprar absorvente, faltavam as aulas. Elas notaram um grande índice de falta, por causa da falta de recursos para comprar o absorvente, e apresentaram esse projeto. Isso nos sensibilizou muito, pois a mulher nesses dias está mais sensível, mais introspetiva, precisando de um acolhimento, de um carinho, de alguém que a ajude, e isso é muito importante”.

No dia 23 de Abril, sábado, elas estarão convidando a população para aderir a esta campanha social em dois locais. De manhã, a ação é um Pedágio, por volta das 10h na esquina das ruas Barão do Rio Branco com a Carlos Ferrari com a distribuição de panfletos e, durante a tarde, entre às 14h e 18h, na 1ª feira da Saúde no Lago Artificial J K Williams.

Todos estão convidados a participar desde já. As doações de absorventes podem ser entregues em dois locais:

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
Rua: Vital Soares, 56 - Centro