20 ABR 2022
Nebulização com carro da SUCEN dia 20, quarta-feira, a noite
Deixe portas e janelas abertas para que o veneno possa matar os mosquitos escondidos. Os bairros que serão nebulizados são Labienópolis, Rebelo, Centro e Hilmar Machado.
Garça registra hoje, 20 de abril, 4.695 notificações preenchidas, sendo delas 803 casos confirmados de dengue, 3.774 suspeitos e 118 casos negativos.
A Prefeitura tem intensificado as ações de combate ao Aedes aegypti por toda a cidade, com agentes de saúde visitando vários bairros diariamente. Porém, infelizmente, ainda estão sendo encontrados muitos criadouros, inclusive em regiões que já haviam sido visitadas diversas vezes e no qual a população já havia sido informada sobre a gravidade da doença, de como deve agir para acabar com os criadouros e evitar que novos mosquitos se desenvolvam.
Sendo assim, a Secretaria de Saúde conseguiu a autorização da SUCEN de Marília para tentar conter os mosquitos já adultos através do carro do “fumacê”. Ele precisa passar por 4 semanas na região de maior contágio, tendo iniciado na quarta-feira do dia 13 essa rota, ele continua nesta quarta-feira, dia 20, nos bairros Labienópolis, Rebelo, Centro e Hilmar Machado após às 18h.
Porém, é importante que a população saiba que a medida mata apenas os mosquitos na fase adulta e não tem efeito nas fases de ovo, larva e pupa. Ou seja, ainda é necessário que a população verifique recipientes acabe com todos os locais que podem juntar água para evitar a reprodução do mosquito.
Esse veneno não pode ser usado várias vezes na mesma região, por conta da resistência que o mosquito cria contra ele, sendo necessário esse controle e autorização da SUCEN, que faz um estudo de quantas vezes e a periodicidade de aplicação, por isso, ele é uma medida que só pode ser tomada em casos extremos.
É de grande importância que a população colabore neste enfrentamento contra a dengue, pois somente impedido que novos mosquitos cheguem a fase adulta conseguiremos acabar, de fato, com a transmissão da doença em nosso município.

Prepare sua casa:
Existem alguns procedimentos que os moradores devem adotar durante a nebulização, para que o veneno mate o mosquito e não prejudique as pessoas e os animais domésticos. São eles:

Guarde em lugar fechado e/ou mantenha cobertos:
  • Alimentos, água e utensílios de cozinha;
  • Roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo molhadas)
  • Bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos

Retire ou mantenha levantadas:
  • Roupas de cama;
  • Toalhas de mesa.

Mantenha abertas:
  • Portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida

Atenção:
Se na sua casa houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo até 30 minutos depois do final da aplicação.
 Assinatura 4 logos

Autor: Andreza Levorato Sega