25 ABR 2022
FUNDO SOCIAL
Criança Feliz desenvolveu atividades sobre a Páscoa com crianças durante o mês
Durante todo o mês de abril as crianças assistidas pelo Programa Federal Criança Feliz receberam atividades para desenvolverem a coordenação motora, as noções de matemática, linguagem, entre outros vários temas voltados para o desenvolvimento da criança.
O Criança Feliz é um Programa do Governo Federal implantado no município em 2018, voltado para o acompanhamento de gestante e crianças na primeira infância, ou seja, desde recém nascidas até 3 anos de idade.

Em média 100 famílias estão sendo acompanhadas em Garça e Jafa pelos agentes e demais profissionais que incorporam o programa. Os interessados, que se enquadrem nas especificações, podem se cadastrar via Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que está localizada rua Vital Soares, 56, centro, e as informações podem ser obtidas através do telefone 3406-1040.

O que é necessário para se inscrever?
Primeiramente a família precisa estar cadastrada no Cadúnico, pois o sistema cruza as informações e identifica as famílias que possuem pelo menos uma criança de até três anos de idade em sua formação.

Para quem não tem o Cadúnico, é necessário se inscrever na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, mesmo lugar em que a pessoa pode se inscrever para os programas sociais como o Auxilia Brasil - antigo Bolsa Família. Além disso, deve-se levar os seguintes documentos: certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF, Certidão de casamento, carteira de trabalho e título de eleitor.

Diferentemente de outros programas sociais, o Criança Feliz não presta auxílio às famílias com nenhum tipo de remuneração em dinheiro. Apenas o acompanhamento de bebês e crianças, assegurando-lhes o direito aos serviços e auxílios básicos para seu futuro.

Ele atende e abrange também: crianças de até seis anos e suas famílias que sejam beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), crianças de até seis anos que foram afastadas do convívio familiar, sendo necessário acompanhamento com psicólogos e assistentes sociais.

Como é o Criança Feliz?
Todos os meses as famílias cadastradas são visitadas semanalmente pelas agentes da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Social, que levam atividades a serem desenvolvidas em família, buscando ajudar no desenvolvimento psíquico, motor e social das crianças. Segundo a responsável pelo programa Criança Feliz no município, Ellen Cristina Sganzerla Gonçalves, acontecem até 4 visitas por mês que vão trabalhar temas previamente escolhidos, com atividades voltadas cada fase de desenvolvimento da criança.

Todos os meses o tema a ser tratado leva a realização de atividades que coloquem as crianças em contato com as tradições culturais brasileiras e contempla várias áreas como a linguagem oral, a linguagem escrita, as noções de matemática, os valores sociais, a natureza, as artes (que englobam sons, danças e trabalhos manuais) e movimentos (como coordenação, engatinhar, correr, saltar, pular, entre outros).

Assinatura 4 logos
Autor: Andreza Levorato Sega