28 ABR 2022
Vacinação de Influenza e Sarampo para crianças de 6 meses até 5 anos começa no sábado
A vacinação ocorrerá nas salas de vacinação do município a partir de sábado, 30 de abril. Responsáveis devem levar a carteirinha da criança.
Crianças de 6 meses até 5 anos podem tomar as vacinas de Influenza e Sarampo nas salas de vacinação do município a partir do dia 30 de abril, sábado. É necessário que a carteirinha de vacinação da criança seja levada no ato da aplicação. Ambas as doenças são contagiosas e podem evoluir ao óbito em seus casos mais graves, sendo a vacinação a forma mais eficiente de proteger-se contra as doenças.

No sábado, das 8h as 17 horas nas salas de saúde, os idosos com mais de 60 anos poderão receber a vacina de Influenza e a 4 dose da vacinação de covid. Os profissionais de saúde da rede pública ou privada também podem se vacinar com a Influenza e a SCR (vacina de sarampo) nesta fase - a partir da avaliação da carteira de vacinação de cada profissional.

O que é a Influenza?
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e de distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves, podendo levar ao óbito em seus casos mais graves. A doença é causada por diferentes vírus e apresenta um aumento no número de casos nas estações mais frias.
O período de incubação dos vírus influenza é de geralmente 2 dias, podendo variar entre 1 e 4 dias. Os sinais e sintomas da doença são variáveis, podendo ocorrer desde uma infecção assintomática, ou apresentar quadros de febre alta, seguida por dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse.
A febre dura em torno de três dias, nesse período, há um agravamento e progressão de sintomas respiratórios e que duram de três até cinco dias após o desaparecimento da febre. Em alguns casos, as complicações podem levar a pneumonia e requerem a internação.

O que é o Sarampo?
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz. Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques (convulsões e olhar fixo), lesão cerebral e morte. Posteriormente, o vírus pode atingir as vias respiratórias, causar diarreias e até infecções no encéfalo.
Acredita-se que estas complicações sejam desencadeadas pelo próprio vírus do sarampo que, na maior parte das vezes, atinge mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.
A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença. Além de secreções respiratórias ou da boca, também é possível se contaminar através da dispersão de gotículas com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados como escolas e clínicas. A doença é transmitida na fase em que a pessoa apresenta febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite e dura até quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas.

Locais de vacinação:
  • USF Araceli: Rua: São Francisco de Assis, 120. Telefone: 3406-3177.
  • USF Dr. Asdrubal Borges de Barros: Rua: Belém, s/n - telefone 3471-6222.
  • USF Eucaliptos I e II - Maria Lucia Ferreira Cavallini: Rua Garantã, 105 - telefone: 3406-2000 e 3406-2639.
  • USF Helena Garcia Müller: Rua Gabriela, 138 - telefone: 3471-5453.
  • USF Jafa - Dr. Ernesto Gaion: Rua: São Paulo, 16 - telefone: 3406-1409.
  • USF Labieno: Rua: Estação, 1117 - telefone: 3406-3176.
  • USF Mariana I - Dr Acácio Alves Souza: Rua Prefeito Salviano Pereira de Andrade, 1733.
  • USF Palermo I e II - Dr. José Martinho Palermo: Rua: Minas Gerais, 850 - telefone 3406-2639.
  • USF Rebelo - Dr. Adauto Gonçalves Colletes - 3406-2135.
  • USF Região Oeste Dr. José Barbosa: Rua: Antonio Leal de Oliveira, 125 - telefone: 3471-3295.

Mais informações em www.gov.br/vacinagripeesarampo.

Assinatura 4 logos
Autor: Andreza Levorato Sega