25 MAI 2022
Escola Manoel Joaquim inaugura Geloteca e reabre Sala de Leitura
O espaço de leitura dos pequenos está de cara nova e, ainda, há uma novidade no refeitório para aguçar o apetite pelo conhecimento.
Os alunos da EMEIF "Manoel Joaquim Fernandes" tiveram uma grata surpresa na manhã de quinta-feira, 25 de maio. Pois durante o intervalo, na entrada e na saída, eles tem acesso a uma geladeira cheia de livros.

A Diretora Miriam Aparecida Góes, explicou que a Geloteca era um projeto que teve que ser adiado, por conta a Pandemia de Covid. "A Geloteca é um projeto que tínhamos em mente antes da pandemia, faz parte do nosso Projeto Político Pedagógico, mas teve que ser adiado. Agora que pode-se fazer o manuseio de livros, nós resolvemos coloca-lo em prática. Nós temos uma geladeira que não funcionava e estava guardada aqui, pegamos algumas ideias de professores e decoramos ela. Por conta do nome, decidimos colocar no refeitório, afinal, é uma geladeira, mas a transformamos em uma biblioteca".

Todos os livros que estão dentro dessa geladeira podem ser retirados pelos alunos e levados para casa. Miriam explica que eles podem ficar com os livros da geladeira e doar os que não usam mais para integrarem o projeto. Todas as doações podem ser feitas na escola e a equipe pedagógica faz a leitura e avaliação do livro para cocá-lo.

Além disso, Miriam explica que, no futuro, se houver uma grande adesão e receptividade dos alunos com a Gelateca, ela também poderá ficar disponível para pais, mães e responsáveis deles, além da população. "Porém, é um projeto futuro, e ainda temos que esperar para ver como será a aceitação".

Sala de Leitura:

Outro espaço especial da escola, que teve sua reabertura na mesma manhã, é a "Sala de Leitura", que é a Biblioteca da escola. Durante a pandemia de Covid e por conta dos protocolos de segurança, os livros não puderam ser emprestados para os alunos.

No retorno, a funcionária responsável pelo espaço não retornou, pois está em processo de aposentadoria. "Quando retornou a frequência obrigatória dos alunos, pedi para que Patrícia, que é uma funcionária adaptada, organizasse a biblioteca que os alunos pudessem voltar a fazer uso dela. A Patrícia, que gosta muito de livros, aceitou de primeira", conta a Diretora.

Porém, para se tornar responsável por tão nobre área de acesso ao conhecimento dos pequeninos, Patrícia Cristina Donato Lima, passou por um curso sobre a biblioteca. "Ela fez um cursinho de Capacitação de Biblioteca Escolar com a Vanda, que é bibliotecária da Biblioteca da Secretaria da Educação. A gente tinha mais de mil exemplares de livros sem tombo, e a Patrícia tombou todos, organizou da maneira correta para uma biblioteca, fizemos as carteirinhas dos alunos com foto e identificação, tudo certinho. E recebemos um computador novo para ajudar nesse acesso ao sistema e hoje está tudo organizadinho".

Durante a reinauguração do espaço estiveram presentes Supervisor Pedagógico do Ensino Fundamental, Carlos Roberto Rodela, que representou a Secretaria de Educação, a Cordenadora Pedagógica, Daniela Ornellas de Almeida Rosário e o assessor de gabinete da educação, Washington Luiz Martins.

O Supervisor Pedagógico do Ensino Fundamental, Carlos Roberto Rodela, falou sobre a importância da leitura na vida de todas as crianças e congratulou os envolvidos. "Todos da equipe estão de parabéns pela iniciativa. Eu acredito no poder da leitura, pois a leitura na escola é capaz de ampliar o repertório dos alunos sobre diversos temas e vai além disso, pois não aumenta apenas o vocabulário dos educandos, mas permite que eles tenham contatos com novas informações, experiências, culturas e realidades".

Todas as crianças da escola passam a ter de volta esse espaço, que transforma as aulas mais dinâmicas e prazerosas, já que uma vez por semana os professores passam a levá-los até lá para uma proposta diferente de aula, utilizando livros e até fantoches.

Porém, no caso dos livros da biblioteca, é necessário a devolução dos livros após uma semana, para que outras crianças também possam lê-los.

Assinatura 4 logos