07 JUN 2022
DENGUE
Casos de dengue estão controlados e o polo funcionará até dia 9
As pessoas que apresentarem sintomas ou suspeita podem se dirigir para suas unidades de saúde da família de referência.
A Secretaria Municipal da Saúde de Garça tem uma boa notícia para todos: a situação dos casos de dengue está controlada na cidade. "Foi um trabalho muito pesado de toda a equipe para oferecer atendimento e acompanhamento para todos que procuravam. Montamos o polo de hidratação, compramos kits de exames. Agora estamos colhendo os frutos deste esforço", disse a Secretária Municipal da Saúde, Deyse Regina Serapião Grejo.
Uma situação que aconteceu e acabou impactando no represamento de casos de dengue na cidade refere-se ao Adolfo Lutz de Marília, que é referência em análise laboratorial do SUS. Há problemas técnicos desde o mês de março, o que estava impossibilitando a testagem do sangue coletado para a análise não só dos casos de Garça, mas de toda a região. Por conta disso a Secretaria da Saúde de Garça fez a aquisição de kits para realizar as análises na própria cidade, uma vez que um dos critérios do Ministério da Saúde é que quando o número de casos atinge um número estipulado para a quantidade de habitantes, as análises devem ser feitas pelo próprio município.
Os exames represados, por conta da autonomia do sistema, passavam a contar automaticamente como positivos, mesmo o sangue não tendo sido testado após esse período. Isso fez com que o número de casos positivos não refletissem a realidade e precisassem ser reavaliados. No total ainda encontram-se represados 3373 exames de sangue de garcenses em Marília, que foram coletados em março deste ano.
De abril para frente, com a autonomia permitida pelo Ministério da Saúde, o sangue coletado das pessoas que deram entrada nas unidades de saúde do município passaram a ser testados em Garça. Atualmente são 76 casos suspeitos de dengue, dos quais o sangue já foi coletado e está em processo de análise.
Sendo assim, o total de notificações desde o começo de 2022 é de 8335, sendo 4227 positivos, 3449 aguardando o resultado (3373 no Adolfo Lutz sem prazo para serem liberados e outros 76 sendo testados aqui no município) e 609 negativos.
No mês de junho, até o dia 4, apenas três pessoas efetivamente apresentam a doença no município .

Encerramento das atividades do Polo de Dengue

Segundo a Secretária Deyse, com a redução dos casos o polo de hidratação deixará de funcionar a partir do dia 9 de junho, quinta-feira. Mas as pessoas que apresentarem os sintomas ou tiverem suspeita de dengue podem procurar sua unidade de saúde de referência que serão atendidas.
Mas atenção: não é hora de relaxar! Os garcenses precisam continuar recebendo os agentes de endemias e saúde em suas casas, pois é extremamente necessário a vigilância e a limpeza de quintais, vasos de plantas, calhas e terrenos. Afinal, as larvas do mosquito da dengue podem se reproduzir em qualquer local que apresente água parada, limpa ou suja.

Confira os gráficos com os números de evolução da doença

Gráfico mostra o total de notificações desde o primeiro caso até o dia 11 de junho, sendo registrado o maior número de casos na semana de 20 a 26 de março (936).

Neste outro gráfico, acompanhe a evolução do número de positivos, onde o pico com a maior quantidade de casos aconteceu na semana de 20 a 26 de março.

Autor: Andreza Levorato Sega
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos