Rede Social Tiktok
07 JUN 2022
MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA
Escolas municipais participam de ação para ampliar a coleta seletiva no município
O objetivo é aumentar o conhecimento e a participação da população
Ainda em comemoração a Semana do Meio Ambiente, uma parceria entre a Secretaria de Educação, o Centro de Educação Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a Cooperativa Recicla Garça e o Instituto Recicleiros, planejaram uma grande ação de engajamento das escolas, seus alunos e familiares na coleta seletiva.
Todas as unidades escolares municipais, desde os Núcleos de Educação Infantil, Ensino infantil e Fundamental, receberam material para trabalhar o tema durante esta semana. O kit consiste em uma bag (grande sacola para depósito de materiais recicláveis), cartilha virtual, preparada exclusivamente para apoio dos professores, cartazes com informações sobre a melhor forma de separar o material reciclável e o que deverá ser disponibilizado para coleta seletiva, além de outro informativo com a relação dos bairros e dos dias que a coleta seletiva passa em cada um deles.
“Essa ação visa à divulgação da coleta seletiva. Fazer com que a população de Garça, de uma forma geral, entenda qual é o dia que a coleta vai passar em sua residência e separe corretamente o material reciclável”, explicou a bióloga Érika Buchignani, responsável pelo Centro de Educação Ambiental.
Ainda segundo a bióloga, na próxima quinta-feira, dia 9, os alunos levarão o material reciclável de casa para ser depositado na bag que estará na escola. Já na sexta-feira, o material será retirado das escolas e enviado para a cooperativa de materiais recicláveis da Recicla Garça. O Instituto Recicleiros doou dois conjuntos de lixeiras que serão sorteados entre as escolas, para marcar a participação neste evento, além disso, todas as escolas receberão certificados de participação.
“Esta é uma das ações que acontece em Garça relacionada à melhoria do desenvolvimento sustentável do nosso município. As escolas agora são grandes parceiras na divulgação e na realização da coleta seletiva na cidade”, completou Érika Buchignani.
A coleta seletiva é uma nova oferta de serviço, específica para materiais recicláveis, implantada em Garça a partir de dezembro de 2021, e que ainda necessita de engajamento da população para que o serviço funcione adequadamente, contribuindo com o meio ambiente e com a saúde das pessoas.
Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos