22 JUL 2022
ESPORTES E LAZER
Aulas de Kickboxing atraem pessoas de todas as idades
Ainda há vagas disponíveis, é necessário inscrever-se na SEJEL.
O esporte tem o poder de transformar a vida das pessoas e mudar hábitos, desenvolver a empatia, o companheirismo e até ajuda a perder peso. Várias são as atividades que são oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Garça, por meio da Secretária de Juventude, Esportes e Lazer, entre elas está o Kickboxing.

Embora, seja um esporte de contato, a proposta é mostrar aos alunos os benefícios da prática. “O kickbox é um esporte que tem socos e chutes, mas ele transcende essa pequena parte. Existem vários tipos de pessoas, existem as que são focadas em campeonatos e aquelas que querem cuidar da saúde, emagrecer, ficar mais forte, mais saudável, que está com o colesterol alto e que, por isso, precisa começar a praticar alguma atividade física”, explica o Professor Faixa Preta primeiro Dan, Thiago Jean da Silva, que da as aulas de Kickboxing na turmas da SEJEL.

Segundo Thiago, a constância e o companheirismo é algo que o esporte consegue trabalhar muito bem em todas as faixas. “É muito raro você ver uma pessoa que começa uma academia hoje em dia e que continua, porque ela perde o foco no meio do caminho. Dentro do kickbox Box a gente trabalha com turmas e não treinar sozinho, então tem sempre uma pessoa ali do teu lado falando ‘ôh amigão, vamos lá!’, te motivando para fazer mais uma flexão, te ajudando. E essa ajuda faz com que você também queira ajudar ele de volta, e ajudar as outras pessoas que começam depois, pois o incentivo foi bom para você e você quer passar a diante”.

O professor explica que  as aulas são sempre direcionadas para cada tido de aluno, mas o objetivo principal sempre será o bem estar e o uso do esporte como algo positivo em sua vida e para seu próprio corpo.

Com as crianças, o tom das aulas são mais descontraídos para que elas possam se soltar. “Eu vejo o aluno chegando sem saber correr, que se cansa rápido,  que cansar de fazer um agachamento e a pessoa melhora com o tempo. A criança ela muitas vezes não tá fazendo nada, elas são espertas, ativas e a gente tem um trabalho em um pouquinho diferente com elas. Nós trabalhamos com uma brincadeira, na maioria das vezes”.

E com os adultos, as explicações são mais direcionadas. “Já com os adultos, é diferente, eu converso mais sério, explico certinho os movimentos, a coordenação motora e gente vai trabalhando isso. Eu vejo alunos que no alongamento a pessoa está travada, que chutando só vai até canelinha e com o tempo ela vai melhorando, chegando a conseguir chutar até a altura da cabeça”.

E, claro, a idade não tem se mostrado um impedimento, pois até idosos tem muito a aproveitar durante as aulas. “Eu já tive um aluno que de 65 anos, ele parou por causa da pandemia e ainda não retornou, mas ele tinha medo e foi trabalhando e treinando isso durante os anos. A pessoa vai treinando, sempre colocando as suas limitação, pois todos temos e admitir para o outro que o golpe estava forte ajuda que ele e o companheiro dosem no movimento, é até uma questão de humildade, de se conhecer e para não se lesionar e acabar desistindo”.

Como participar?

Todas as aulas oferecidas pela SEJEL são gratuitas e requerem a inscrição, que estão abertas continuamente. Os interessados devem se inscrever na Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, que está localizada no Ginásio “João Gonzales”, na rua José Rosário, 1077, de segunda a sexta, das 7h às 11h ou das 13h às 17h.

Para a inscrição é necessário levar uma foto 3x4, comprovante de residência e atestado médico que autorize a fazer a modalidade escolhida.

As aulas de adultos, para ambos os sexos, possuem turmas de terça e quinta, das 6h às 7h ou das 19h40m às 21h. Já para as crianças há uma única turma, que também é aberta para ambos os sexos, e acontecem terças e quintas das 18h4m às 19h40m.

Assinatura 4 logos
Autor: Andreza Levorato Sega