29 JUL 2022
SAAE
SAAE soluciona problema de longa data com esgoto na rua Tupy
Obras substituíram substituíram 120m de canos e realizaram interligação de pontos.
O SAAE realizou nessa semana, a substituição de 120 m de rede de esgoto no final da Rua Tupy com a Rua São Paulo, interligando-a a um novo poço de visita – PV, feito em março, sobre o emissário de esgoto que margeia o Córrego do Patrimônio, visando a solução duradoura de um problema frequente de entupimento na rede.

Construída há décadas, a rede que estava instalada era de 100 milímetros de diâmetro e de manilha cerâmica. Tanto o material, quanto o diâmetro, não são mais usuais atualmente e vão contra o que preconiza a NBR 9649. Diante disso, a rede foi substituída por tubos de PVC de 200 milímetros, facilitando sua desobstrução, caso ocorra, e melhorando a vedação da rede, não permitindo vazamento nas conexões dos tubos.

Segundo o coordenador de Redes do SAAE, Gustavo Ricci, esse era um problema crônico e que foi “atacado” pelo SAAE para dar maior segurança contra entupimentos e extravasamentos no local. De acordo com ele, além do problema ser antigo, com entupimentos frequentes, de difícil acesso, rede de manilha cerâmica e com diâmetro menor que o usual, somava-se um problema de drenagem no local. “Nos períodos de chuva, parte da contribuição das ruas Tupy e São Paulo, bem como a precipitação que escoa da linha férrea, são direcionadas para uma canaleta de águas pluviais desprovida de dissipador de energia, fazendo com que a água chegue com muita velocidade ao Córrego do Patrimônio, o que gerou e gera erosão, por vezes danificando o emissário de esgoto que margeia o Córrego. Com a nova rede e o novo poço resolvemos o problema do vazamento de esgoto in natura, do mau cheiro, dos insetos e garantimos a preservação do córrego”, afirmou.

Assinatura 4 logos
Autor: Assessoria SAAE