26 OUT 2022
USF Araceli e USF Labienopolis terão palestra sobre câncer de mama dia 27
As duas unidades fecham as palestras de conscientização sobre o câncer de mama realizadas durante o Outubro Rosa.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, estará trabalhando durante o mês de outubro várias ações sobre o "Outubro Rosa" em todas as Unidades de Saúde do Município.

No dia 27 de outubro duas Unidades de Saúde terão roda de conversa e palestras sobre a importância do autoexame das mamas, às 14h. São elas a Doutor Décio Nobre Moreira, conhecida como USF Araceli, localizada na rua São Francisco de Assis, 120, na qual as informações podem ser obtidas por meio do número 3406-3177; e Jurandir Ubirajara Guimarães, conhecida como USF Labieno ou Labienópolis, localizada na rua da Estação, 1117, na qual as informações podem ser obtidas por meio do número 3406-3176.

Confira o calendário completo das unidades:
USF Doutor Décio Nobre Moreira - Araceli
Rua: São Francisco de Assis, 120
Telefone: 3406-3177

USF Jurandir Ubirajara Guimarães - Labieno
Rua: da Estação, 1117
Telefone: 3406-3176

Vale ressaltar que mulheres com idade entre 50 e 69 anos, que estão há mais de dois anos sem realizar mamografias, podem marcar o exame mesmo que não possuam um pedido médico. Para isso é preciso entrar em contato com a Central Telefônica do Programa Mulheres de Peito por meio do 0800-779-0000. A ligação é gratuita e atende de segunda a sexta, das 8h às 17h.

A mamografia é importante para que o câncer de mama possa ser diagnosticado em fase inicial, além disso, mulheres e homens estão sujeitos a doença, não sendo ela uma exclusividade feminina.

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células de forma anormal na região das mamas. Essas células formam um tumor, que possuí potencial de invadir outros órgãos com o tempo.

Há vários tipos de câncer de mama, sendo que alguns se desenvolvem rapidamente, enquanto outros se desenvolvem de forma mais lenta. Porém, a grande maioria dos casos apresentam boa resposta ao tratamento, quando diagnosticados em fase inicial e aplicado o tratamento precocemente.

Quais são os sinais e sintomas do câncer de mama?
  • Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos.
  • Alterações no bico do peito (mamilo).
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

Olhe, apalpe e sinta suas mamas para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Em caso de alterações persistentes, procure a unidade de saúde.

Assinatura 4 logos
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos