06 DEZ 2022
FESTAS E EVENTOS
Garça participa de evento comemorativo aos 10 anos da Univesp
Presidente da Univesp, Prof. Rodolfo Jardim de Azevedo
A cidade conta com um polo da universidade pública
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), junto com a Univesp TV, promoveu no sábado, 03 de dezembro, o lançamento do documentário "Da Resistência à Referência", produzido em homenagem aos 10 anos da instituição de ensino. O evento aconteceu na capital paulista, auditório Simón Bolivar, no Memorial da América Latina.
Garça esteve representada pelo chefe de coordenadoria do Polo Univesp, Alex Junior Drachi e pelo supervisor de políticas pedagógicas, Carlos Roberto Rodela, ambos vinculados à Secretaria Municipal de Educação.
A solenidade contou com a participação de colaboradores, ex-funcionários e autoridades, foi aberta pelo presidente da Univesp, professor Rodolfo Jardim de Azevedo. “Estou aqui hoje, diante de gigantes que ajudaram a construir e expandir nossa instituição. Muito obrigado por tudo que fizeram até esse momento. O documentário traça uma linha entre passado e presente, desde a oferta de 3 mil vagas, em 43 polos, até os dias atuais, quando contamos com mais de 70 mil alunos, em 414 polos, alcançando 92% da população do Estado”, disse.
Em seu discurso, o presidente ainda ressaltou os números que destacam a inclusão oferecida pela Univesp. “Hoje temos 86% de alunos vindos de escolas públicas, 80% dos estudantes são as primeiras gerações de universitários das famílias. Temos também 80% dos discentes (alunos) trabalhando, sendo que 39% são os únicos responsáveis pelo sustento de seus lares. Há ainda a inclusão de educandos com deficiência, que encontraram na Univesp uma forma de alcançar todo seu potencial. A educação à distância supera barreiras. Não foi fácil chegar até aqui, mas certamente valeu a pena. Agradeço a união de todos os presentes”, afirmou.
Em seguida, o presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf, falou sobre a importância da parceria da entidade com a Univesp. “Nossa colaboração se iniciou antes mesmo da criação da universidade. Após 12 anos, segue em sinergia na realização de produções de alto padrão educacional e entretenimento. Temos a Univesp TV, um estúdio destinado exclusivamente à Univesp. Já são mais de 12 mil vídeos produzidos e temos mais de 1,2 milhão de inscritos no YouTube”.
Maluf abordou os planos do canal para o futuro. “Iniciamos a execução do “Univesp Play”, serviço gratuito de streaming que vai proporcionar aos alunos uma melhor experiência das aulas. Para a universidade, possibilitará um acompanhamento ainda melhor do desempenho desses estudantes. Iniciamos também um projeto para melhorar a transmissão do nosso sinal na recepção do canal, que foi tão necessário para disseminar o conhecimento durante a pandemia. Esse é o papel da TV Cultura nessa parceria, o compromisso de buscar sempre o que há de melhor para todos”, disse.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Bruno Caetano, esteve presente e reforçou o significado da instituição para o progresso da educação. “A universidade é orgulho para todo o Estado de São Paulo. Nesses 10 anos, está comemorando números muito relevantes. Não festejamos somente números, mas ainda quem são esses estudantes, transformadores dentro de suas famílias e sociedade. Agradeço o empenho de todos vocês, vida longa a nossa Univesp!”, exclamou.
Após as palavras do secretário, foi exibido um teaser do documentário "Da Resistência à Referência", que será exibido integralmente no dia 12 de dezembro, às 20h, na Univesp TV e no canal oficial do YouTube.
O secretário de Estado da Educação, Hubert Alquéres, também prestigiou o evento e, assim como todos os convidados, pode admirar a apresentação da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica, gerida pela Fundação Padre Anchieta, com a participação especial da cantora Vanessa da Mata.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa