03 FEV 2023
CAMPANHA MENSAL
Fevereiro: mês de conscientização
Mais do que conhecer as doenças, o combate é contra o preconceito e o apoio familiar.
O mês de fevereiro é marcado por duas campanhas de saúde extremamente importantes, são elas o "Fevereiro Laranja" para informar sobre a Leucemia e o "Fevereiro Roxo" para informar e combater as doenças de Fibromialgia, Alzheimer e Lúpus. Doenças essas que até hoje são estigmatizadas, onde seus portadores acabam sendo excluídos do convívio familiar.

Infelizmente, as quatro doenças são difíceis de diagnosticar, e deve-se ficar atento para casos anteriores na família, já que a ciência acredita que, além das causas genéticas, podem ser ocasionadas por outros fatores, como o uso de cigarro, consumo de álcool, a falta de atividades físicas, psíquicas e motoras, além de hábitos alimentares errados e deficientes de nutrientes necessários para o corpo humano.

Conheça um pouco sobre cada uma delas:

Fibromialgia é uma síndrome comum, na qual a pessoa tem como principal sintoma dores no corpo todo por longos períodos, sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dor de cabeça, depressão, ansiedade, problemas de memória e concentração.

Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que se manifesta no corpo humano apresentando a deterioração cognitiva (dos movimentos) e da memória de curto prazo. Ela possui uma grande variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais que se agravam ao longo do tempo. Entre eles chama atenção a falta de memória para acontecimentos recentes, a repetição da mesma pergunta várias vezes, dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos e a incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas.

Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como a pele, articulações, rins e o cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. O nome científico da doença é “Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)”. Ela caracteriza-se pelos sintomas de fadiga, febre, dor nas articulações, rigidez muscular e inchaços, rash cutâneo (vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz), dificuldade para respirar, além de lesões na pele que surgem ou pioram quando expostas ao sol.

Leucemia é uma doença que se inicia na medula óssea, onde o sangue é produzido. Ela é caraterizada por sensação de fraqueza ou cansaço, dor de cabeça, sangramento e nódoas negras (hematomas) aparecem com facilidade, gengivas que sangram, pequenas pintas vermelhas sob a pele, dor nos ossos e nas articulações.

Prevenção e Tratamento:

Infelizmente, não existem formas conhecidas para se prevenir da fibromialgia e do lúpus. Já o mal de Alzheimer é uma doença degenerativa cerebral que, segundo a ciência, pode ser combatida ou retarda por meio de alimentação saudável, praticar exercícios aeróbicos, não fumar, estimular a cognição como palavras-cruzadas, cuidar da saúde emocional e não esquecer de fazer os exames de rotina, principalmente se você possuí casos da doença em sua família.

No caso da leucemia, dependendo do tipo e extensão da doença, a pessoa pode fazer quimioterapia, imunoterapia, radioterapia, transplante de medula óssea ou a associação de diferentes tratamentos. Uma pessoa com leucemia aguda precisa ser tratada imediatamente. Após o controle da doença, se necessário, é aconselhável o transplante de medula óssea.

Em caso de dúvidas, procure uma das unidades de saúde para informar-se:

USF Doutor Asdrubal Borges Barros - Barros

USF Jurandir Ubirajara Guimarães - Labieno
Rua: da Estação, 1117

Assinatura 4 logos

Canais Oficiais da Prefeitura de Garça:
Site: garca.sp.gov.br
Telegram: canal de notícias t.me/prefeituragarca
WhatsApp: grupos de notícias 1 https://chat.whatsapp.com/J34bEXYO8hQJZeGsuYqo2O e 2 https://chat.whatsapp.com/Gx7jk3YhsEZ5CtjHf4gUUg; ambos recebem as mesmas notícias.
Instagram: instagram.com/prefeituragarca
Facebook: facebook.com/prefeituragarca