06 FEV 2023
Estrutura da saúde pública de Garça recebe alunos para estágios do curso de medicina
Atividades serão realizadas em regime de internato
Todos os garcenses já perceberam que a área da saúde recebe constantes investimentos no município. Podemos citar como exemplos a recuperação do HSL (Hospital São Lucas); que passou por intervenção municipal em 2018; a instalação do novo tomógrafo computadorizado no HSL; a manutenção das 12 USF (Unidade de Saúde da Família), com 14 equipes multidisciplinares do programa saúde da família; os atendimentos de média complexidade que acontecem na UPA 24 h, no CEM (Centro de Especialidades Médicas), no SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar), no centro de fisioterapia, no atendimento psicossocial (CAPS 1 e CAPS AD (Álcool e Droga), no SAMU 192 (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), entre outros.
Devido à qualidade da estrutura de atendimento da saúde pública de Garça, a cidade está recebendo 69 alunos do 5º ano do curso de medicina da Universidades Brasil, de Fernandópolis, para estágio em regime de internato.
De acordo com informações do diretor administrativo do Hospital São Lucas/AHBB, Plínio Hernandes, “para realizar este estágio os alunos precisaram se mudar para Garça, ou seja, a área da saúde movimentou o mercado imobiliário da cidade com as locações de vários imóveis”.
Os médicos do município acompanharão o desenvolvimento das atividades dos alunos na UPA 24 horas (atendimento médico de urgência e emergência), na pediatria, na cirurgia geral, na clínica médica e nas Unidades de Saúde da Família, os postos de saúde. Na manhã de segunda, 6 de fevereiro, aconteceu a aula inaugural no auditório do SAAE.
Na aula inaugural a coordenadora da AHBB, Natali Gaiato Cruz, explicou que as áreas de atuação dos alunos terão quatro eixos de atuação:
- B1 – clínica médica, ginecologia e obstetrícia, urgência e emergência e saúde coletiva;
- B2 – ginecologia e obstetrícia, clínica médica, saúde coletiva e urgência e emergência;
- B3 – urgência e emergência, saúde coletiva, clínica médica e ginecologia e obstetrícia,
- B4 – saúde coletiva, urgência e emergência, ginecologia e obstetrícia e clínica médica.
Assista ao vídeo gravado durante a aula. Clique abaixo sobre o nome da plataforma digital de sua preferência.

Tiktok

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos