A Secretaria Municipal de Cultura de Garça - SECULT, divulgou esta semana a abertura das inscrições para as Oficinas Culturais – Formação no Interior, que serão ministradas no mês de fevereiro. As oficinas serão online e gratuitas, mas os interessados precisam se inscrever com antecedência, pois as vagas são limitadas e disponíveis para pessoas residentes de todo o estado de São Paulo.
O programa Oficinas Culturais é realizada pela Organização Social de Cultura POIESIS, que seleciona e organiza o calendário de atividades, oferecidas gratuitamente à população. O objetivo do programa é fomentar e descentralizar a produção cultural.
Todos os links das inscrições estão disponíveis em
linktr.ee/oficinasnointerior.
Literatura: Temas Sensíveis na Literatura Infantil
Coordenação: Fernanda Munhão
A oficina trata de temas presentes na sociedade, como morte, violência, frustração e abandono, entre outros assuntos, destacando a literatura infantil como uma possível ferramenta que auxilia a criança a enfrentar situações de crises e seus questionamentos. Contação de histórias, leitura, brincadeiras de roda e cantigas serão utilizadas como estratégias lúdicas para que esses temas sejam apresentados em diferentes espaços.
Fernanda Munhão é graduada em Jornalismo, Letras, Pedagogia, é especialista em Literatura e contação de histórias; Literatura e ensino; e O uso estratégico das tecnologias em informação. Também é mestre em Literatura pela UNESP – Assis. Atuou durante 17 anos em sala e aula e hoje é professora de pós-graduação na arte de contar histórias. É escritora e contadora de histórias, atuando em todo o País. Participou como convidada dos festivais de narração oral em Porto-Portugal e Almirante Brown – Argentina. É membro da Academia Brasileira de Contadores de Histórias.
Pré-requisitos: até o preenchimento das vagas
Vagas: 30
Plataforma: Zoom
De 01/03 a 03/03, das 14h às 16h
Inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdydVcX6rUXwQthtxgMq01x8JVwIeksJlVDFu_dzh4TQxeYDQ/viewform
Artes Visuais: Palestra - Fotoescultura no Brasil: um breve panorama
Coordenação: Diana Módena
A fotoescultura surge no campo das artes visuais entre as décadas de 60 e 70, no mundo e também no Brasil. Prática exclusiva da arte contemporânea, pode ter inúmeras formas de materialização e conceituação, em trabalhos complexos que unem as linguagens fotográfica e escultórica. A oficina propõe apresentar um recorte da produção de fotoesculturas de artistas brasileiros, caracterizados por trabalhos fotográficos com formas tridimensionais.
Formulário de inscrição:
Turma A: 7/3 – 18h30 às 21h30 –
https://forms.gle/pGpcYowFrtG2BLK77
Turma B: 14/3 – 18h30 às 21h30 -
https://forms.gle/ykCHBrPgdhY6UTGD9
Diana Proença Módena é formada em Artes pela UNESP, é artista visual, arte-educadora, designer de acessórios e fotógrafa. Participou de salões e exposições nacionais e internacionais, como Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência do Itaú Cultural; Corpo que é meu Outro no Centro de Educação e Cultura de Suzano; 3o. Salão de Outono da América Latina no Memorial da América Latina; entre outros. Realizou quatro exposições individuais.
Pré-requisitos: até o preenchimento das vagas
Vagas: 30
Plataforma: Zoom
De 07/03 a 14/03, das 18h30 às 21h30
Pra tocar sem encostar - uma experiência palhacística:
Coordenação: Priscila Jácomo
Essa experiência surge da necessidade de se inventar uma coisa impossível que não seria necessária se realmente não houvesse necessidade. O impossível se revelou. A necessidade de invenção é urgente e presente. Uma coisinha invisível veio nos mostrar que coisas pequenas e invisíveis podem provocar grandes transformações. E as palhaças e os palhaços conhecem bem a potência de coisas pequenas e invisíveis e afirmam com alegria novidades e invenções. Vamos nos tocar sem nos encostar. Vamos revelar nossa humanidade, nossa vulnerabilidade, nossos desejos, medos e brincar juntas e juntos com alegria.
Priscila Jácomo é atriz, dramaturga, palhaça e produtora cultural. Criou os espetáculos solos ‘Cuidado Frágil’ e ‘S.O.S.Quase Tudo’. Produziu e dirigiu os documentários ‘O Circo Paraki’ e “A Alegria da Terra” e idealizou o projeto “Povo Parrir”. Mestranda em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades FFLCH USP.
Pré-requisitos: até o preenchimento das vagas
Vagas: 30
Plataforma: Zoom
De 08/03 a 17/03, das 14h às 16h
Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfctnvvcyUi9oihWNEcv9c-oiCl29yIetnO-dEGnwRQICcJ6Q/viewform
Adaptação de obras para o teatro: um mergulho teórico e prático
Coordenação: Érika Bodstein
A oficina busca trabalhar com obras de produção própria ou de interesse dos participantes, partindo de livros, ou de outras fontes, para estudo de caso, tendo em vista adaptações para o teatro, com proposição de exercícios práticos de escrituras e leituras dramáticas, realizadas com os participantes.
Erika Bodstein é diretora de teatro, e pesquisadora junto ao Departamento de Letras Modernas (FFLCH/ USP). Formada atriz pela Escola de Arte Dramática, é Bacharela em Letras (português-alemão), Mestra em Letras (USP, 2017) e em Artes (UFBA, 2017). Dirige o 42 Coletivo Teatral – espetáculos Hamlet-ex-máquina (2017) e Maria Borralheira (Prêmio Zé Renato, 2016) e é cofundadora da Capadócia Produções Culturais (2014).
Pré-requisitos: Inscrições: até o preenchimento das vagas
Vagas: 25
Plataforma: Zoom
De 13/03 a 22/03, das 18h30 às 20h30
Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfmYeSXAF6q4qocO50T2kdBqwHamg3xFNP8iPqfnxsgh4bzKw/viewform
Audiovisual - Literatura: Oficina de vídeo-poesia
Coordenação: Daniel Fagundes
Apresentar os conceitos e um breve histórico do termo vídeo-poesia e propor uma experimentação prática com os participantes, utilizando diferentes suportes de captação de imagem e diferentes abordagens de formato e linguagem.
Daniel Fagundes é cineasta, educomunicador e poeta, com formação técnica pelo SENAC São Paulo e pós graduação em tecnologias na aprendizagem. Co-fundador da Caramuja – Pesquisa, Memória e Audiovisual, dedicada à produção e disseminação de mídia educativa, sócio cultural e a pesquisa no campo da memória e cultura popular e periférica. Tem como currículo a produção e direção de uma série de documentários, ficções e curtas experimentais, a maior parte deles em parceria com o coletivo Núcleo de Comunicação Alternativa.
Pré-requisitos: Inscrições: até o preenchimento das vagas
Vagas: 20
Plataforma: Zoom
De 20/03 a 29/03, das 18h30 às 20h30
Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdZ1VmWYh41brTCKUc2wsXdjmBDbZ5sjO0yWWxMB19Ioth3kg/viewform
Bordado Livre: Costurando memórias, afetos e reflexões
Coordenação: Amanda Harumi Falcão e Cristina Naiara Fernandes
O bordado carrega em si a qualidade de nos contar e guardar memórias por meio de um saber transmitido de geração em geração. A prática, antes solitária, passa a ser coletiva e ampliar as fronteiras e possibilidades de conexões. Os encontros serão divididos por temáticas que conduzirão a prática com diversos suportes, abordando questões como: gênero, hierarquia entre linguagens artísticas, questões raciais e resgate da memória. A linha e a agulha nos convidam para este espaço de trocas e reflexões.
Amanda Harumi Falcão é artista visual e arte educadora, bacharel em Artes Visuais e licenciatura em Artes no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atuou em educativo de instituições culturais com exposições temporárias e atualmente faz parte do educativo do MAM São Paulo. O uso do bordado se faz presente tanto em suas reflexões como em sua prática artística, tendo participado do programa Convida do IMS com sua série Costuras Afetivas.
Cristina Naiara Fernandes é pesquisadora e graduanda em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo. Desenvolve pesquisa sobre arte popular e sua relação com o sistema da arte. Atua como educadora não formal em espaços expositivos com experiências no MAM-SP, Sesc Pompéia e Sesc 24 de Maio, FabLab Livre SP e, como curadora geral, no Festival Mulheres na Travessa – 2021.
Pré-requisitos: Inscrições: até o preenchimento das vagas
Vagas: 20
Plataforma: Zoom
De 21/03 a 30/03, das 10h às 12h
Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSerlVy4zeNLTw_8jKo69inQLM7EEvoR6pjF-bnhxRra8Zbwug/viewform
Música: Percussões do mundo
Coordenação: Caio Ignácio
A oficina tem o intuito de ampliar o repertório cultural dos participantes e apresentar de forma criativa alguns instrumentos de percussão e a realidade musical e cultural dos elementos rítmicos básicos africanos.
Caio Ignácio é percussionista brasileiro especialista em canções e ritmos africanos, com participações em teatro, dança, produções musicais, direção musical de vários espetáculos com ampla experiência em processos educativos musicais, oficinas, conferências, etc.
Pré-requisitos: Inscrições: até o preenchimento das vagas
Vagas: 30
Plataforma: Zoom
De 23/03 a 23/03, das 18h30 às 21h30
Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0RSsUR0HKk4LhpE1EaRpV77226TKwrOPqolmf8wSeI1_2Jw/viewform
Literatura: Clube de leitura - Panorama de ficção científica na Literatura
Coordenação: Ana Rüsche
A atividade visa apresentar a ficção científica desde sua formação até os dias de hoje. De forma panorâmica, os encontros abordarão narrativas que marcaram época, mencionando filmes e outras adaptações. Sempre serão disponibilizados trechos de narrativas longas ou contos para leitura prévia, proporcionando o debate e a troca de ideias durante os encontros.
Ana Rüsche é escritora. Doutora em Letras pela FFLCH-USP com tese sobre utopia e feminismo. Realiza pesquisa de pós-doutorado no depto. de Teoria Literária e Comparada na USP sobre ficção científica e mudança climática. Seus últimos títulos são “Mergulho no azul cintilante”, conto publicado em A máquina do tempo, edição comemorativa sobre H.G. Wells (org. Enéias Tavares, DarkSide, 2021) e a novela A telepatia são os outros (Monomito, 2019), finalista do Jabuti.
Pré-requisitos: Inscrições: até o preenchimento das vagas
Vagas: 25
Plataforma: Zoom
De 07/04 a 25/04, das 18h30 às 20h30
Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSddyv9idPkuQyf2Qs1BDpZg5P4Zoi1A_9je_UEBqn1JjtXrLA/viewform
Acompanhe as redes sociais da Cultura:
Secretaria de Cultura:
facebook.com/garcacultura
Biblioteca perfil I:
facebook.com/bibliotecamunicipalgarca
Biblioteca perfil II:
facebook.com/bibliotecamunicipalgarcaII
Museu:
facebook.com/profile.php?id=100064322400167
Instagram Biblioteca:
instagram.com/bibliotecamunicipalgarca
Canais Oficiais da Prefeitura de Garça:
Site: garca.sp.gov.br
Telegram: canal de notícias
t.me/prefeituragarca
WhatsApp: grupos de notícias 1
https://chat.whatsapp.com/J34bEXYO8hQJZeGsuYqo2O, 2
https://chat.whatsapp.com/Gx7jk3YhsEZ5CtjHf4gUUg e 3
https://chat.whatsapp.com/FhLymKn0uHW7Q0ZycMX6eF; todos recebem as mesmas notícias.
Instagram: instagram.com/prefeituragarca
Facebook: facebook.com/prefeituragarca
Twitter: twitter.com/prefeituragarca
TikTok: tiktok.com/@prefeituragarca
Youtube: youtube.com/@prefeituragarcasp