A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde e do Conselho Municipal da Saúde, realiza durante a manhã do dia 24 de fevereiro, sexta-feira, a 7ª Conferência Municipal da Saúde: Garantir Direitos, Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai ser Outro Dia, no Auditório da Patrulha Juvenil. As atividades começaram às 7h30 e estão planejadas para finalizar às 13h.
A conferência, que teve grande participação com mais de 100 inscritos previamente, além de participantes de última hora que se cadastraram em seu início, contou com a participação de profissionais da saúde, gestores, prestadores de serviço, membros da sociedade civil, representantes de organizações sem fins lucrativos, membros de conselhos municipais, membros de clubes de serviço, entre outros.
A proposta é mostrar o como a participação e o engajamento de todos os usuários do Sistema Único de Saúde, sejam eles trabalhadores ou a população, sejam levantadas oportunidades de melhoria do serviço em suas mais diversas esferas.
O Prefeito João Carlos dos Santos participou da cerimônia de abertura e pontuou a importância que se ouvir a sociedade e os profissionais atuantes na área de saúde na elaboração do relatório e na apresentação das ideias. "É importante podermos debater esse assunto que diretamente atinge a sociedade e que é prioridade para os todos. O SUS tem o seu valor, é reconhecido e exemplo para muitos países, mas ele também tem o que ser melhorado".
A Secretaria da Saúde, Deyse Regina Serapião Grejo, e a Presidente do Conselho da Saúde, Vanessa Mariana Rodrigues, também falaram a respeito da importância social do evento, pois é através dessa conferência municipal que as proposições são encaminhadas para a exposição estadual e posteriormente no âmbito federal.
Antes que as temáticas pudessem ser debatidas em grupo, houve a palestra de Maria Cecilia Cordeiro Delatorre, médica com amplo conhecimento em seminários com foco na Saúde, que apresentou um panorama geral que pudesse auxiliar a cada um dos eixos, que seria formados posteriormente, pudessem debater cada uma das propostas e apostar melhorias no sistema.
As temáticas expostas em eixo, delimitadas por áreas, foram: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, que sugere uma reflexão sobre o que sociedade e governo precisam para alcançar a qualidade de vida para nossa Nação; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, que propõe uma análise da participação social como mecanismo de fortalecimento da cidadania e como essa participação pode contribuir para aproximar a sociedade do Estado; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, que promove um debate sobre a defesa de um Sistema Único de Saúde Universal, integralidade do cuidado e financiamento adequado suficiente; e “Amanhã será outro dia para todos, todas e todes”, que oportuniza o debate sobre a gestão do trabalho organizacional no processo de modernização do SUS e as contribuições que a produção de conhecimentos técnicos e científicos, ajustada às necessidades e consequências socioeconômicas e culturais, trará para a gestão das políticas públicas do país.
Canais Oficiais da Prefeitura de Garça:
Site: garca.sp.gov.br
Telegram: canal de notícias
t.me/prefeituragarca
WhatsApp: grupos de notícias 1
https://chat.whatsapp.com/J34bEXYO8hQJZeGsuYqo2O e 2
https://chat.whatsapp.com/Gx7jk3YhsEZ5CtjHf4gUUg; ambos recebem as mesmas notícias.
Instagram: instagram.com/prefeituragarca
Facebook: facebook.com/prefeituragarca
Twitter: twitter.com/prefeituragarca
TikTok: tiktok.com/@prefeituragarca
Youtube: youtube.com/@prefeituragarcasp