13 ABR 2023
Saúde produz comparativo de casos de dengue entre 2022 e 2023
Os gráficos apresentam como ocorreu a transmissão da doença entre janeiro e março de 2022 e 2023.
A dengue é uma realidade em todos os municípios brasileiros, a reprodução do mosquito acontece em recipientes que contem água parada, seja dentro ou fora de casa. Além disso, um ovo colocado em local que ficou sem água, se não higienizado com água e sabão, aguenta até um ano em ambiente seco, vindo a terminar seu ciclo na primeira oportunidade que entre em contato com a água.

No ano passado, Garça apresentou muitos casos com confirmação positiva para a doença e um grande número de pessoas que, mesmo com os sintomas e o pedido médico para que fizessem a coleta de sangue para testes clínicos, não compareceram para fazer a coleta e testagem. Nessas situações, como há casos confirmados positivamente por exames no município, após 30 dias do não comparecimento a pessoa automaticamente é considerada como um caso positivo, mesmo que na verdade ela não tenha adquirido a doença.

Desta forma é de grande importância enfatizar que se há uma suspeita, a pessoa precisa manter o isolamento durante o período de transmissão e compareça para coletar o sangue e testar-se. Quando essa pessoa circula, mosquitos que não estão contaminados podem adquirir o vírus e passar para pessoas em outras regiões, e desta forma, não há como parar a transmissão de forma rápida.

Neste ano, as ações de conscientização nas escolas começaram nos primeiros dias do ano letivo, além disso, as equipes da saúde seguem visitando as residências e fazendo a nebulização em locais onde há suspeitos da doença nas proximidades. Trabalhos que vem demonstrando resultado positivo e que podem ser visualizados através dos gráficos comparativos disponibilizados pela Secretaria da Saúde que mostram como a transmissão entre janeiro e março no ano passado e neste ano.

Confira as imagens.

Com a ajuda e a colaboração de todos, o município conseguiu reduzir os números de transmissão. É de grande importância que a população continue colaborando, deixando os agentes de saúde entrarem em suas casas e fazendo sua parte ao manter seu quintal e interior do imóvel livre de locais onde o mosquito possa se reproduzir.

Assinatura 4 logos

Canais Oficiais da Prefeitura de Garça:
Site: garca.sp.gov.br
Telegram: canal de notícias t.me/prefeituragarca
WhatsApp: grupos de notícias 1 https://chat.whatsapp.com/J34bEXYO8hQJZeGsuYqo2O e 2 https://chat.whatsapp.com/Gx7jk3YhsEZ5CtjHf4gUUg; ambos recebem as mesmas notícias.
Instagram: instagram.com/prefeituragarca
Facebook: facebook.com/prefeituragarca