13 ABR 2023
Secretaria da Educação reforça medidas de segurança nas escolas
Foto Noticia Principal Grande
Secretária da Educação, Janete Conessa, fala aos presentes durante reunião. Foto: Fabiano Oliveira
Ações já acontecem; as novas devem ter aplicação imediata
A Secretaria Municipal da Educação (SME) divulgou um comunicado aos diretores das escolas da rede pública municipal de ensino relembrando ações de segurança e incluindo cuidados que devem ser praticados no dia a dia, visando melhorar a segurança dos estudantes e da equipe que trabalha nestes estabelecimentos.
Conheça, detalhadamente, o conteúdo do comunicado:
- após a entrada dos alunos, os portões serão trancados e aqueles que chegarem atrasados deverão ter acesso à escola pela portaria principal;
- a portaria principal será monitorada antes de liberar a entrada de qualquer pessoa, seja da comunidade escolar ou não;
- nos portões de acesso dos alunos, funcionários da escola estarão monitorando entradas e saídas, identificando os alunos matriculados;
- para manter a segurança é importante que, tanto os alunos quanto os pais, respeitem as regras de acesso já estabelecidas;
- na entrada e saída dos alunos solicita-se que os pais ou acompanhantes dos educandos não se aglomerem em frente aos portões, pois dificulta a visualização dos funcionários;
- é recomendado o uso do uniforme, já que contribui na identificação dos alunos;
- as escolas municipais já contam com monitoramento constante de câmeras de segurança;
- os servidores devem estar atentos a qualquer movimentação diferente da rotina escolar;
- deve ser mantida uma única entrada de veículos, estabelecendo controle dos que se utilizam do estacionamento (em caso de estacionamento interno);
- cuidar para que, durante o horário de aulas, os portões que dão acesso à rua e ao pátio interno da unidade escolar permaneçam fechados, devendo ser abertos somente nos horários de início e término de cada turma. Deve ser designado pela direção da escola um servidor para supervisionar esta ação.
- nos casos de visitante à unidade escolar, este deverá, previamente, dar ciência à gestão sobre a visita e aguardar a autorização da sua entrada pelo responsável;
- após a liberação da entrada de um visitante pela portaria principal, o acesso às demais dependências da escola será restrito, e a liberação do acesso às demais dependências deverá ser feita mediante à necessidade do visitante,
- por meio de ofício, a SME solicitou à Polícia Militar que intensifique a ronda escolar nas escolas públicas municipais.
No comunicado, a Secretaria tratou da reunião com Vereadores e outras autoridades públicas que aconteceu em sua sede na terça-feira, dia 11. Estiveram presentes os Vereadores Antônio Franco dos Santos (Bacana), Elaine Oliveira, Fábio Santos, Pedro Santos, Rodrigo Gutierres e Tenente Almeida.  O texto diz: “é importante esclarecer que, juntamente com outros segmentos da sociedade, estão em processo de discussão medidas a curto e médio prazos para o fortalecimento da segurança nas escolas”.
Para finalizar foi solicitado aos diretores que a execução das ações seja repassada à equipe de colaboradores de cada escola e recomenda que a informação destas medidas de segurança, e de outras que julguem necessárias, seja feita de forma tranquila às famílias dos estudantes matriculados.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa