O #CineCiência de maio debate o poético filme francês “Turista espacial” (dir. Coline Serreau, França, 1996, 99 minutos, livre), que fala sobre uma viajante de outro planeta mais avançado que decide visitar a Terra, aterrissando em Paris. O filme apresenta diversas reflexões sobre a degradação ambiental do planeta. Fazem parte da conversa o médico Paulo Saldiva e o ambientalista e médico Gilberto Natalini. A mediação é do curador do projeto José Luiz Goldfarb.
Ao vivo no canal do MIS no YouTube hoje, dia 16 de maio, a partir das 20h, gratuitamente. Com interpretação em libras.
Sobre o filme:
Turista espacial
(dir. Coline Serreau, França, 1996, 99 minutos, livre)
Existe um planeta em que seus habitantes evoluíram a tal ponto que vivem em perfeita harmonia com a natureza. De tempos em tempos, alguns deles fazem excursões a outros planetas, seja para observá-los ou mesmo ajudá-los em seu processo evolutivo. Curiosamente, nos últimos duzentos anos, ninguém quis vir para o planeta Terra, até que um dia, por razões pessoais, uma mulher decide se voluntariar. Ela aterrissa em Paris.
Sobre os convidados:
Gilberto Natalini é ambientalista e foi vereador em São Paulo por cinco mandatos. É autor da lei municipal de reuso da água e proponente da Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas que já teve dezenove edições.
Paulo Saldiva é médico patologista, professor universitário e pesquisador brasileiro. Formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1977, onde atualmente é professor titular do Departamento de Patologia, desde 1996. Desenvolve pesquisas sobretudo nas áreas de fisiopatologia pulmonar e poluição atmosférica, analisando o impacto da qualidade do ar sobre a saúde da população. É membro do Comitê de Qualidade do ar da Organização Mundial de Saúde e pesquisador do Departamento de Saúde Ambiental da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Organizou o livro “Saúde e meio ambiente: o desafio das metrópoles”, lançado em 2011.
Sobre o mediador:
José Luiz Goldfarb possui graduação em física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em filosofia e história da ciência – McGillUniversity, Canadá (1980) e doutorado em história da ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2018/2019 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC SP. É ainda conselheiro Museu Judaico de São Paulo e membro Honorário da Academia Paulista de Educação.