27 JUL 2023
Prefeitura realiza coleta de embalagens vazias de defensivos agrícolas
Objetivo é realizar o descarte correto para evitar contaminação
A Prefeitura de Garça realiza, constantemente, a coleta de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
Na quinta-feira, 27 de julho, a coleta aconteceu na sede da AFAGA (Associação Familiar dos Agricultores de Garça) localizada dentro da área do Banco da Terra, na zona rural do município.
Na ocasião o Agente de Apoio Valdecir de Freitas, da Escola Agrícola de Garça, responsável pelo galpão e credenciado para o recebimento das embalagens vazias de defensivos agrícolas, esteve presente na sede da AFAGA desde 8 horas da manhã e realizou a coleta de mais de 100 embalagens vazias de defensivos agrícolas que haviam sido utilizadas pelos agricultores familiares.

Por que devemos realizar a coleta das embalagens vazias de defensivos agrícolas (agrotóxicos)?
O descarte correto das embalagens vazias de defensivos agrícolas é importante para evitar riscos à saúde da população e ao meio ambiente. Os agrotóxicos são produtos químicos fortes e, se mal utilizados, podem representar riscos. Por isso todos os processo que os envolvem são cercados de cuidados, desde o momento em que ele é submetido à aprovação para comercialização, até o momento do descarte das embalagens vazias.
A FAO ( Organização para Alimentação e Agricultura), agência da ONU especializada na produção de alimentos, explica que as embalagens vazias de defensivos agrícolas podem levar à intoxicação se forem reutilizadas para armazenamento de comida ou água.

Quais são os tipos de intoxicação por defensivo agrícola?
Há dois tipos de intoxicação: a aguda e a crônica. A aguda pode ocorrer de forma leve, moderada ou grave, dependendo da quantidade e do tempo de absorção do produção pelo corpo e da sua toxidade. Os sintomas da intoxicação aguda demoram poucas horas para aparecer e podem ser: irritação ou nervosismo, ansiedade e angústia, fala com frases desconexas, tremores no corpo, indisposição, fraqueza e mal estar, dor de cabeça, tonturas e vertigem, alterações visuais e salivação e sudorese aumentados.
Já a intoxicação crônica ocorrer quando os efeitos danosos sobre a saúde humana surgem no decorrer de repetidas exposições ao toxicante, que normalmente acontecem durante longos períodos de tempo. Nestas condições os quadros clínicos são indefinidos, confusos e, em algumas vezes, irreversíveis.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa