06 SET 2023
Ato cívico e palestra celebram os 201 anos da Independência do Brasil
Foto Noticia Principal Grande
Atiradores do TG 02-014 com os pavilhões do Brasil, Estado de São Paulo e de Garça
Evento aconteceu no teatro na noite de segunda, 4 de setembro
Na noite de segunda, 4 de setembro, foi realizado nas dependências do teatro municipal um ato cívico em comemoração aos 201 anos da Independência do Brasil. O evento foi promovido pela Prefeitura de Garça em parceria com as Lojas Maçônicas Integração e Justiça e General Moreira Guimarães IV, de Garça, e Loja Alfeu César Pedrosa de Marília.
Um excelente público esteve presente, entre convidados e autoridades, das quais podemos destacar o Prefeito licenciado, João Carlos dos Santos, o Cmte. da 4ª Cia da Polícia Militar, Capitão Marcelo Cordeiro Marcelino Paes, o instrutor do TG 02-014, Subtenente Tiago de Oliveira Machado, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elen Sganzerla, a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Maria Thereza Ricci Sartori, o Secretário de Comunicação e Eventos (que foi mestre de cerimônia), Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bruno Henrique Severino, que é presidente da Loja Integração e Justiça e o Diretor executivo do SAAE, Engº André Pazzini Bomfim.
Logo na abertura do evento houve a entrada dos pavilhões do Brasil, do Estado de São Paulo e de Garça, e a execução do Hino Nacional.
Todo o público presente acompanhou a palestra “A Independência do Brasil”, ministrada pelo Procurador da República do Ministério Público Federal, Prof. Dr. Jefferson Aparecido Dias.
Durante sua fala, Dr. Jefferson destacou dois personagens: Luiz Gama e o Presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt.
Luiz Gama foi líder abolicionista, jornalista, escritor e rábula, que ressaltava que a verdadeira liberdade só é conquistada pela educação (conhecimento obtido nos bancos escolares).
A título de esclarecimento, rábula é um advogado que não possui formação acadêmica em Direito, especificamente bacharelado, mas que obtém autorização do órgão competente do Poder Judiciário ou da entidade de classe, para exercer, em primeira instância, a postulação em juízo.
Já Franklin Delano Roosevelt estabeleceu as quatro liberdades (four freedoms, em inglês), em 1941. Seu discurso ficou conhecido como “Four freedoms speech”(discurso das quatro liberdades) e aconteceu meses antes dos EUA declarar guerra ao Japão.
Roosevelt destacou as quatro liberdades fundamentais e que todos os seres humanos deveriam dispor:
1 – liberdade de expressão;
2 – liberdade religiosa;
3 – liberdade de viver sem penúria (direito a um nível de vida adequado),
4 – liberdade de viver sem medo.
Ao final da palestra Dr. Jefferson foi muito aplaudido pelos presentes, e o Presidente da Loja Integração e Justiça, Bruno Henrique Severino, entregou um certificado ao palestrante, e sua esposa, Cinthia Cassola Guerreiro Severino, entregou um mimo à esposa do palestrante, a pró-reitora da UNIMAR, Fernanda Mesquita Serva.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa