No sábado, dia 28 de outubro, acontece a
3ª Conferência Municipal de Cultura na Biblioteca Municipal, a partir das
8h30. A Biblioteca está localizada na Avenida Doutor Rafael Paes de Barros, 522.
As Conferências Municipais tem o propósito de debater várias questões voltadas para a cultura, com foco em municípios e ações que podem ser levadas a compor o Plano Nacional de Cultura. Após as conferências municipais acontecem as etapas estaduais e, posteriormente, a etapa final, nacional, com a 4ª Conferência Nacional de Cultura.
A participação dos artistas e envolvidos nos setores culturais do município é de suma importância para que novos projetos e verbas destinadas à ações culturais cheguem aos municípios nos próximos anos.
Os interessados em participar devem preencher o formulário que se encontra na sequência desta notícia ou entrar em
www.garca.sp.gov.br, selecionar o painel "serviços" e na sequência escolher "
Credenciamento 3ª Conferência Municipal de Cultura Garça 2023" até o dia 27 de outubro. Também será possível se inscrever no próprio dia, basta chegar com antecedência ao local.
Confira a programação do evento:
8h30: recepção e credenciamento
9h: abertura oficial
9h30: aprovação do regimento interno e início das palestras/painéis sobre os 6 eixos
11h: Início dos grupos de trabalho divididos por eixo
12h: Intervalo para lanche
13h30: continuidade dos trabalhos em grupo
15h: Plenária final. Deliberação a partir das prioridades definidas pelos grupos de trabalho.
17h: Encerramento
Confira as informações por Eixo e escolha em qual gostaria de atuar durante os debates:
Eixo 1: Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura
Terá a relatoria de Rafael José Frabetti, Presidente da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Garça.
O objetivo deste Eixo é progredir na institucionalização da cultura. Nesse sentido, é necessário aprofundar o debate sobre marcos e instrumentos legais que contribuam para o amadurecimento das políticas culturais brasileiras, de forma a enfrentar as descontinuidades e a pouca institucionalização das políticas culturais.
Institucionalidade; Marcos Legais; Continuidade nas Políticas Culturais; Direito Cultural; Mecanismos de Participação Social; Valores Democráticos; Cidadania Cultural; Constituição Federal; Sistema Nacional de Cultura; Pacto Federativo; Políticas Nacionais Estruturadoras; Plano Nacional de Cultura; Sistemas Setoriais de Cultura; Financiamento Público; Valorização dos Servidores; Capacitação de Gestores
Pergunta geradora do eixo: Quais ações são necessárias para fortalecer e garantir a continuidade das políticas culturais?
Eixo 2: Democratização do acesso à Cultura e participação Social
Terá a relatoria de Ellen Cristina Sganzerla Gonçalves, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.
O objetivo deste eixo é debater e reforçar o lugar da participação social como força motriz de nossa democracia e valorizar o protagonismo da sociedade civil na elaboração, no acompanhamento e no controle social das políticas públicas
No campo das políticas culturais, a participação e a escuta social são compreendidas como instrumentos fundamentais de exercício da cidadania, alcance de direitos, democratização do acesso aos bens, serviços culturais e mecanismos de fomento e incentivo. Nesse sentido, afirmamos a descentralização da política cultural como indissociável da construção de mecanismos de participação e controle social.
Pergunta geradora do eixo: Que mudanças são necessárias à ampliação e consolidação de mecanismos de participação social na Cultura?
Eixo 3: Identidade, Patrimônio e Memória
Terá a relatoria do Professor Dagoberto Buim Arena, PhD em Educação.
O objetivo deste eixo é debater e reconhecer o direito à memória, ao patrimônio cultural e aos museus; valorizando as múltiplas identidades que compõem a sociedade brasileira, os bens culturais expressivos da diversidade étnica, regional e socioeconômica e as narrativas silenciadas e sensíveis da história nacional, de modo a contribuir para a preservação de seus valores democrático
Patrimônio Cultural; Constituição Federal; Exercício Identitário; Diversidade Étnica e Cultural do País; Direito à Memória; Museus; Acervos; Arquivos
Pergunta geradora do eixo: De que forma a sociedade brasileira pretende garantir o direito à memória e aos bens culturais das populações que tiveram suas vozes apagadas, omitidas, desprezadas e preteridas na história oficial do país?
Eixo 4: Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural
Terá a relatoria de Eliane Mina de Santana, representante do Coletivo das Mulheres.
O objetivo deste eixo é fortalecer e criar mecanismos que garantam a proteção e a promoção da diversidade das expressões artísticas e culturais e a garantia de direitos, reconhecendo e valorizando as identidades e os territórios culturais brasileiros e a construção da acessibilidade na política cultural.
Pergunta geradora do eixo: Quais ações podemos adotar para garantir a promoção e proteção da diversidade cultural e os direitos reconhecendo as diferenças, desigualdades e relações de poder entre sujeitos, grupos e territórios da sociedade brasileira contribuindo para a construção de uma cultura democrática?
Eixo 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
Terá a relatoria de Adriana Ramos Pires, Diretora do Departamento de Convênios da Secretaria de Parcerias e Assuntos Estratégicos.
O objetivo deste eixo é ressaltar a importância da cultura para o desenvolvimento socioeconômico do país, por meio de políticas que fortaleçam as cadeias produtivas e as expressões artísticas e culturais, estimulem a dignidade e a solidariedade nas relações trabalhistas, potencializem a geração de trabalho, emprego e renda, ampliem a participação dos setores culturais e criativos no PIB do país e garantam a sustentabilidade econômica de grupos e agentes culturais.
Fomento; Economia Criativa; Economia Solidária; Dimensões econômica, simbólica e social; Indústria Criativa; Economia da cultura; Trabalhadores da Cultura; Economias populares; Cadeias produtivas
Pergunta geradora: Que políticas públicas podem colaborar de forma eficiente para o fortalecimento das cadeias produtivas e dos trabalhadores da cultura?
Eixo 6: Direito às Artes e Linguagens Digitais
Terá a relatoria da Professora Doutora Vânia Pieretti Julião.
O objetivo deste eixo é especialmente potente debater o vínculo entre arte, cultura e educação, valorizando o ensino formal das artes na educação básica, profissional e superior, assim como as ações educativas não-formais. Trata-se do estímulo à criatividade, à expressão, ao pensamento crítico e à ampliação do repertório cultural da população brasileira, especialmente de crianças e jovens.
Pergunta geradora: Como podemos criar espaços de diálogo de desenvolvimento das redes produtivas das artes na ampliação da produção, difusão e fruição das linguagens artísticas em sua diversidade de fazeres, territórios e agentes? Como garantir o desenvolvimento das redes produtivas digitais das artes no caminho da contínua evolução e ampliação do acesso às linguagens artísticas em sua diversidade de fazeres, territórios e agentes?
A Comissão Organizadora da 3ª Conferência Municipal de Cultura é composta por:
Marta Molk Miotello – Presidente do Conselho Municipal de Cultura
Kleber Carreteiro – representante da Sociedade Civil
Kátia Magali Souza – representante da Sociedade Civil
Marcelo Ferreira Souto – Diretor de Cultura da Secretaria de Cultura
Ana Cláudia Silva Barba – representante da Secretaria de Cultura
Raissa Vital – Assessora da Secretaria de Cultura
Susy Mey Truzzi – Secretária de Cultura do Município de Garça