04 DEZ 2023
CONFERÊNCIAS, SEMINÁRIOS E FÓRUNS MUNICIPAIS
CONSELHOS MUNICIPAIS
1º Fórum da Pessoa com Deficiência tem foco tem depoimentos
O Fórum contou com depoimentos de pessoas envolvidas diariamente na vida de pessoas com deficiência, com o intuito de sensibilizar a população sobre a causa.
Na sexta-feira, dia 1º de dezembro, foi realizado o 1º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência, promovido pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e da Secretaria de Educação.
O Fórum contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas, entre membros da sociedade civil, clubes de serviços, representantes de vários conselhos municipais, entidades conveniadas, do poder público municipal e legislativo. e apresentou também trabalhos desenvolvidos por pessoas com deficiência, material didático voltado para a educação de pessoas com deficiência visual e apresentação musical dos alunos da EMCA.
O Prefeito João Carlos do Santos ressaltou a importância do evento para dar visibilidade à causa, ressaltando algumas ações que vêm sendo desenvolvidas em prol da inclusão social, como as calçadas no centro da cidade que foram projetadas para atender as pessoas com deficiência visual.
Dentre os palestrantes, houveram deficientes e familiares, que convivem diariamente com as dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência e que buscam uma melhor qualidade de vida e o apoio da população em geral.
O Presidente da APAE, Mário Gerotto, foi o primeiro a falar. Ele ressaltou algumas das diversas ações desenvolvidas pela instituição. “O deficiente não é problema, ele é só amor e todos os dias ensinamos e aprendemos com eles”. Gerotto também falou sobre as quatro novas salas inauguradas recentemente na instituição, com propostas pedagógicas inclusivas para os assistidos.
A educadora Ana Lúcia Rodrigue Aronne Forne, que atualmente atua como Supervisora da Educação Especial, falou sobre os trabalhos desenvolvidos dentro das unidades escolares, trabalhando a inclusão das crianças com deficiência e promovendo a informação entre as que não possuem deficiência.
Dentre os depoimentos, o deficiente visual Nelson Santos Cauneto, membro da Associação dos Deficientes Visuais de Marília (ADEVIMARI), palestrou a respeito do seu trabalho e da associação em prol dos deficientes.
Já entre os palestrantes que acompanham diariamente os deficientes, estiveram presentes as palestrantes Gabriela dos Santos Martins, filha de deficientes auditivos e que atua como intérprete dos pais, Maura Elisa dos Santos Martins e João Paulo Martins; Silvia Profeta, mãe de uma criança autista, Camila Profeta; e, Eduarda Brandão, mãe de Davi Lucca, que possui Síndrome de Down. Todas falaram sobre os desafios do cotidiano e da forma como seus familiares deficientes são recebidos pela população não deficiente, além de ressaltar que embora existam avanços, ainda é necessário uma maior interação da sociedade em geral para que a inclusão seja plena e eficaz.

Veja mais imagens no facebook da Prefeitura
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega