01 NOV 2023
Autorizado início da construção das casas para famílias da rua Borba Gato
Foto Noticia Principal Grande
A partir da esquerda, Fábio Henrique (Diretor Habitacional da Prefeitura), Cláudia Furlaneto dos Santos (Primeira Dama e Presidente do Fundo Social) e João Carlos dos Santos (Prefeito de Garça) com a ordem de serviço
Projeto Reconstruindo Vidas Borba Gato é uma iniciativa do Fundo Social de Garça

O atual Prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, está quebrando diversos paradigmas de administrações anteriores da cidade quanto à problemas estruturais. Para esclarecimento, podemos definir paradigma como modelos que vinham se tornando regra em administrações anteriores: promessas que não se cumpriam.

Temos o caso do asfalto da rua Borba Gato. Vários administradores foram até o local, conversaram com os moradores e prometeram realizar a obra, mas a implantação do asfalto só aconteceu em dezembro de 2018, durante o primeiro mandato de João Carlos dos Santos.

Agora um outro paradigma está, definitivamente, exterminado em Garça: a construção das casas para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social nas casas da rua Borba Gato.

Na tarde de terça-feira, 31 de outubro, o Prefeito de Garça esteve na sede da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) em São Paulo para a assinatura de documentos e recepção da ordem de início das obras.

Além do Prefeito João Carlos dos Santos, estiveram presentes a primeira dama e Presidente do Fundo Social de Garça, Cláudia Fulaneto dos Santos, idealizadora do projeto Reconstruindo Vidas Borba Gato, e o Diretor do Departamento de Planejamento Habitacional, Fábio Henrique Francisco de Souza.

As autoridades garcenses foram recepcionadas por Marcelo Cardinale Branco, Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação; Silvio Vasconcellos, Diretor de Engenharia e Obras da CDHU e André Castro, Assessor do Secretário.

Serão construídas 19 casas que para alocar as famílias da rua Borba Gato em um terreno cedido pela Prefeitura de Garça localizado na rua Brasil Joly, no bairro Labienópolis.

A OIS (Ordem de Início de Serviços) mostra que o prazo para a execução das obras é de 18 meses, sendo 12 meses para as obras e seis para obrigações contratuais, com valor total dos serviços de R$ 2.818.100,47 (dois milhões, oitocentos e dezoito mil, cem reais e quarenta e sete centavos).

“Hoje é mais um momento histórico para Garça. Estamos recebendo a ordem de início das obras das casas que devem abrigar as famílias da rua Borba Gato. Meu agradecimento a todos os envolvidos e ao Governo do Estado de São Paulo por mais esta parceria que vai beneficiar garcenses, melhorando a sua qualidade de vida. Esta é uma das funções do poder público, oferecer melhores condições melhores de vida aos cidadãos. Estou muito feliz em poder concretizar a construção destas casas em Garça”, disse o Prefeito João Carlos dos Santos.

A primeira dama e Presidente do Fundo Social, Cláudia Furlaneto dos Santos, acompanhou a audiência: “Este é um momento que aquece nossos corações. Depois de tantas reuniões, de tantas conversas, hoje temos a certeza que as famílias da rua Borba Gato receberão suas casas em breve e terão condições de vida mais dignas. Este foi o nosso objetivo quando iniciamos o projeto, lá atrás. Acompanhei bem de perto todo o empenho do Prefeito em várias vezes que saiu de Garça e veio para São Paulo para reuniões na CDHU, e agradeço em nome de todos que serão beneficiados. Preciso agradecer, também, o Fábio Henrique, Diretor da Prefeitura, que foi nosso contato direto na parte de levantamento da documentação necessária para que chegássemos a este momento. Sem dúvida estamos fazendo a diferença na vida de todos que serão beneficiados com estas casas”.

Quem venceu a licitação 015/23 e construirá as 19 casas é o Consórcio Nova Garça Habitacional.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa