14 DEZ 2023
SERVIÇO MILITAR
Junta do serviço militar convoca reservistas para exercício de apresentação
Período é de 1º de dezembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024
A Junta de Serviço Militar de Garça (JSM 053) está convocando os reservistas dos últimos cinco anos para a realização do EXAR (Exercício de Apresentação da Reserva) 2023. O EXAR está dividindo as apresentações de forma presencial, de 9 a 16 de dezembro (segunda a sexta, das 8h às 16h), e de modo online, de 1º de dezembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024. Neste caso, é preciso acessar o site oficial da Força que o reservista serviu (Exército, Marinha e Aeronáutica).
No caso dos reservistas do Exército, a opção pela internet é através do site: www.exarnet.eb.mil.br.
Será cobrada multa daqueles que se apresentarem após o período normal.
Em Garça deverão fazer o EXAR todos que serviram o Tiro de Guerra (TG) ou em uma Organização Militar (OM) nos últimos cinco anos, os policiais militares que saíram da incorporação e ficam vinculados ao serviço militar por cinco anos, entre outros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 34710244 / 34712149.

O que é o Exercício de Apresentação da Reserva?
O Exercício de Apresentação da Reserva é realizado anualmente, de 1º de dezembro a 31 de janeiro do ano seguinte, por meio do EXARNET ou de forma presencial, no período de 9 a 16 de dezembro, exceto sábados e domingos. A atividade deve ser realizada pelo reservista por 5 (cinco) anos consecutivos, após o licenciamento.
A apresentação é obrigatória e, exclusivamente, para fins de atualização de dados. Constitui prova de estar o reservista em dia com as suas obrigações militares a Certidão de Situação Militar (Oficiais R/2) ou o Certificado de Reservista (praças), com o carimbo e as apresentações anuais devidamente anotadas.
O reservista terá a sua falta no trabalho abonada pelo empregador, mediante apresentação do referido documento. O reservista que não se apresentar estará em débito com o Serviço Militar e sujeito às penalidades previstas em Lei.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa