16 FEV 2024
SAMA sinaliza presença de animais silvestres no entorno do Bosque
Seis placas foram colocadas em locais por onde os animais costumam transitar.
Residentes livres de áreas da Mata Atlântica, os quatis são moradores do Bosque Belírio Guimarães e costumam transitar por áreas no entorno. Segundo a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Maria Thereza Ricci Sartori, os animais transitam entre o Bosque e o Córrego localizado abaixo do Viveiro Municipal de Mudas para tomar água.
Para alertar a população a respeito dos animais, a SAMA instalou placas em seis pontos onde costumam ser vistos com frequência, sendo eles:  rua Ataliba Leonel em frente ao Viveiro, sentido Gran Villaggi; rua Ataliba Leonel, ao lado do parque Reginaldo Moretti, sentido creche Maria Leonor; rotatória do Gran Villaggio voltada para quem sai do condomínio; rua Alberto Alves, ao lado da Pista de skate; rua Maria Helena x Rua Ataliba Leonel; e rua Maria Helena em frente ao banheiro ao lado do Rangão.
O intuito da sinalização é avisar a população sobre a travessia e proteger esses animais, que são parte da vida silvestre oriunda da área de mata.
Os quatis são mamíferos da família dos procionídeos, parentes próximos dos guaxinins e dos pandas-vermelhos. São animais inteligentes, curiosos e sociáveis, que normalmente vivem em grupos de até 30 indivíduos, onde se comunicam por meio de sons e gestos, usando suas caudas longas e aneladas para se equilibrar nas árvores.
Têm grande importância para a natureza, pois atuam como dispersores de sementes e controladores de pragas. Ao se alimentarem de frutas, eles espalham as sementes pelo solo, contribuindo para a regeneração da vegetação. Ao se alimentarem de insetos, ajudam a reduzir a população de pragas que podem afetar as plantas e os animais. Além disso, como parte da cadeia alimentar, são presas de diversos predadores, como onças, jaguatiricas e gaviões.
Mas vale lembrar que, como todo animal silvestre, os quatis podem se defender ao se sentirem atacados, então pede-se que a população não tente se aproximar ou tocar nos animais, deixando com que sigam seu fluxo tranquilamente em minutos.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega