O Cadastro Único é um registro que permite ao Governo saber "quem são?" e "como vivem?" as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas Prefeituras, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, você pode pleitear a participação de vários programas sociais, que serão definidos de forma automática pelo Sistema Federal, pois ele combina os dados e demonstra, de forma automática, quais programas assistenciais a família inscrita terá acesso. Porém, o primeiro passo é que o cadastro esteja sempre atualizado para que a família não seja excluída dos programas pelo sistema.
O que é o Cadastro Único?
O Cadastro Único é um instrumento que intensifica e caracteriza as famílias de baixa renda ou em situação temporária de vulnerabilidade, permitindo que os governos Federal, Estadual e Municipal conheçam melhor a realidade socieconomica da população.
Por que é importante manter o cadastro atualizado?
Com as suas informações atualizadas é possível identificar exatamente a situação em que sua família se encontra para participação em programas e acesso à serviços sociais. As últimas informações podem ser utilizadas para seleção e comunicados de programas.
Quem pode se cadastrar?
- Famílias de baixa renda com renda mensal familiar de até meio salário mínimo por pessoa;
- Famílias com renda mensal familiar maior que meio salário mínimo por pessoa, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão de programas sociais nas três esferas do Governo.
Importante:
Se você mudar de endereço ou de telefone, houver alteração em sua renda mensal ou no seu estado civil, a família receber novos membros por meio de nascimento ou adoção, ou o inverso, acontecer o falecimento de algum membro, o seu cadastro deve ser atualizado o quanto antes.
Quais documentos levar para se inscrever?
Deve-se levar os documentos de todos os membros da família que residem dentro da mesma casa e compartilham a mesma renda mensal.
- CPF
- RG
- Certidão de nascimento/casamento
- Comprovante de residência
- Carteira de trabalho
Quais documentos levar para atualizar?
A atualização é anual e deve-se levar o CPF para localizar o cadastro. Se há novos membros na família (por conta de nascimento, por exemplo), deve-se levar todos os documentos dessa nova pessoa a ser incluída; se houve mudança de endereço, deve-se levar o comprovante do novo endereço de moradia.
Atenção, se você já fez a atualização, mas teve que mudar de endereço ou precisa incluir um novo membro, você deverá procurar a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social para fazer essa nova atualização.
Local de inscrição ou atualização:
Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social:
Rua: Vital Soares, 56
Telefone para dúvidas: 3406-1040
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 12h e das 13h às 16h.