23 FEV 2024
Em encontro regional, Garça solicita instalação de AME na cidade
Secretário Estadual da Saúde durante o encontro. Foto: Adalberto Tosi
Secretário Estadual da Saúde participou de reunião em Marília
Na quinta-feira, 22 de fevereiro, Marília foi a terceira cidade do Estado de São Paulo a sediar a Oficina de Regionalização da Saúde e o Gabinete 3D. Houve a participação de representantes das 62 cidades que integram a IX DRS regional, e de 36 instituições filantrópicas da região.
A 2ª Oficina da Macrorregional de Marília pactuou os procedimentos que a região necessita, de forma compartilhada com todas as cidades, por meio de um termo de acordo e compromisso de gestão, otimizando os recursos provenientes da nova Tabela SUS Paulista e do IGM SUS Paulista (Incentivo à Gestão Municipal). Serão mais de 1,1 milhão de cidadãos da região beneficiados com o repasse de mais de R$ 257 milhões.
O Secretário Estadual da Saúde, Eleuses Paiva, participou do encontro. Dos 62 municípios, estiveram presentes os Prefeitos de Marília, Daniel Alonso; de Garça, João Carlos dos Santos; de Guaimbê, Márcia Cabral Achilles; de Júlio Mesquita, Elton Francisco de Brito; de Paraguaçu Paulista, Antonio Takashi Sasada; de Álvaro de Carvalho, Adilson de Oliveira Lopes; de Tarumã, Oscar Gozzi; de Osvaldo Cruz, Vera Morena; de Lucélia, Tatiana Coelho Costa e de Vera Cruz, Rodolfo Davoli.
Algumas cidades enviaram Secretários de Saúde e Diretores. A Secretária de Saúde de Garça, Deyse Regina Serapião Grejo, também esteve presente.
Durante a reunião, o prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, disponibilizou um hospital desativado com 5.000 metros quadrados ao Estado, com o objetivo de revitalizá-lo para abrigar o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e, consequentemente, aliviar a demanda sobre os hospitais públicos da região.
O Prefeito de Garça destacou os esforços recentes para reorganizar o Hospital São Lucas de Garça, que oferece atendimento com 10 leitos de UTI, tomografia computadorizada, maternidade, entre outros serviços de saúde.
Na mesma linha, o prefeito de Vera Cruz, Rodolfo Davoli, também propôs a utilização de um hospital inativo sob administração municipal para sediar o AME.
Eleuses Paiva confirmou a realização de uma avaliação técnica nos próximos dias, manifestando o compromisso com os prefeitos com o objetivo de determinar a necessidade e viabilidade da nova unidade, seja em Marília, Garça ou Vera Cruz.
A diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS IX) de Marília, Celia Maria Marafiotti Netto, esteve presente na reunião, acompanhando o Secretário Estadual da Saúde.
É importante registrar que muitos municípios da região, incluindo Álvaro de Carvalho, Assis, Guaimbê, Júlio Mesquita, Paraguaçu Paulista, Garça e Vera Cruz, dedicam cerca de 30% do seu orçamento à saúde.

O que é um AME?

O AME (Ambulatório Médico de Especialidades) é uma iniciativa do Estado de São Paulo que começou a ser implantada em 2007. São unidades de alta resolutividade, equipadas com tecnologia moderna, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local. Isso proporciona maior rapidez no diagnóstico e tratamento dos pacientes.
Desde 2015 o Governo do Estado de São Paulo tem investido para transformar todas as suas unidades em AME Mais, que são ambulatórios que possuem centro cirúrgico e hospital dia para pequenas e médias cirurgias. Atualmente o Estado conta com 55 AMEs, sendo 35 destas AMEs Mais.

A instalação dos AMEs é definida após uma avaliação técnica da demanda por atendimentos ambulatoriais na rede pública de saúde de cada região. O objetivo dessas unidades é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápída e eficaz.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa