27 FEV 2024
Dia 1º de março tem bate papo sobre o Mico-leão-preto no Bosque Municipal
Participantes receberão a carteirinha de “Protetores do Mico-Leão-Preto”
Dia 28 de fevereiro é comemorado o dia de observação do Mico-leão-preto, considerado o guardião da Mata Atlântica.
Para comemorar a data, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, e Fundação Florestal, programaram diversos eventos.
Em Garça teremos um bate papo e quiz sobre o Mico-leão-preto. Será na sexta-feira, 1º de março no Bosque Municipal Dr. Belírio Guimarães Brandão.
As atividades serão desenvolvidas pela pelos monitores ambientais da Estação Ecológica dos Caetetus, localizada entre os municípios de Gália e Alvinlândia.
O evento é voltado para o público infantil e todos que participarem receberão uma carteirinha de “Protetores do Mico-leão-preto”.
Participarão alunos da AFAI Virgília Alves de Carvalho Pinto, com idade a partir dos 9 anos. O bate papo acontecerá em dois horários: 09 e 14h.
De acordo com a bióloga da SAMA, Érika Buchignani, nas dependências do Bosque de Garça não há estes animais devido ao Bosque ser um fragmento urbano de Mata Atlântica, não havendo espaço para que estes animais se desenvolvam.

Conheça o Mico-leão-preto
O Mico-leão-preto e conhecido como um guardião das florestas da Mata Atlântica. Sua presença não apenas encanta os observadores da natureza, mas também desempenha um papel crucial na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas onde habita. Como uma espécie endêmica e ameaçada, sua sobrevivência está intrinsecamente ligada à preservação de seu habitat e ao esforço humano para proteger suas populações.

Características e habitat
O Mico-leão-preto tem como característica uma pelagem negra reluzente e uma juba que circunda seu rosto, lembrando a majestade dos grandes felinos. Seu porte pequeno, típico dos micos-leões, não excede 30 centímetros de comprimento, mas sua presença é imponente na intricada teia da floresta tropical. Estes primatas são ágeis e adaptáveis, capazes de explorar tanto o dossel (camada superior formada pela copa das árvores) quanto a vegetação mais baixa das florestas.
Esses primatas endêmicos do Brasil têm seu habitat restrito às florestas de Mata Atlântica no estado de São Paulo. Originalmente, sua distribuição abrangia uma área mais extensa, mas a devastação do habitat reduziu drasticamente seu alcance, confinando-os a fragmentos florestais cada vez menores. Sua sobrevivência depende da preservação desses últimos redutos de vegetação primária e da restauração de áreas degradadas.
Em um mundo onde a biodiversidade está constantemente ameaçada pela ação humana, o mico-leão-preto é um lembrete vívido da fragilidade e da beleza da natureza. Proteger o mico-leão-preto é mais do que uma questão de conservar uma espécie; é um compromisso com a preservação de um dos tesouros naturais mais preciosos do Brasil e com a manutenção do equilíbrio ecológico que sustenta a vida em nosso planeta.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa