01 MAR 2024
DENGUE
Saúde realiza ações de combate a dengue no dia D
Ações visam informar e engajar a população no combate ao mosquito.
Dia 1º de março foi eleito como o Dia D contra a D. A data é uma proposta estadual para que todas as cidades do estado de São Paulo concentrem esforços para informar a população sobre a dengue.
Em Garça, as ações de combate ao mosquito seguem acontecendo constantemente, mas a data também é um marco importante para reforçar cada uma das ações.
As Unidades de Saúde da Família (USF) aproveitaram para realizar palestras para as pessoas que esperam por consulta na unidade. A proposta é aproveitar o tempo de espera para que a população possa conhecer sobre os possíveis criadouros, os sintomas e como poderá contribuir para acabar com os criadouros nos quintais e interiores das residências.
As equipes de agentes comunitários de saúde aproveitaram a data para incluir em suas visitas panfletos informativos sobre a dengue, além de verificar com os moradores o interior das residências e quintais e reforçar as ações de combate ao mosquito.
Os agentes de endemias passaram por pontos comerciais, como borracharias que costumam ter grande quantidade de pneus, residências e terrenos, fazendo a aplicação do veneno nebulizante. Essa ação só é realizada após a constatação de grande quantidade de mosquitos voadores nas áreas, além de um trabalho prévio de conscientização para acabar com as larvas, evitando que eles continuem a reprodução.
A equipe da Saúde também aproveitou a data para falar com as crianças. A EMEF Professora Orane Avelino de Souza recebeu uma palestra informativa e um teatro, com o próprio “mosquitão da dengue”, para reforçar a importância de se manter quintais e interiores das casas inabitáveis para o mosquito.

O dia pode estar acabando, mas o mosquito da dengue segue em busca de um novo local para chamar de lar. Não deixe que o mosquito seja o seu novo inquilino.

Colabore:
  • Mantenha os pratos de vasos de flores e plantas com areia ou, se possível retire-os de vez;
  • Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
  • Limpe com frequência as calhas dos canos;
  • Não jogue lixo em terrenos baldios, uma única tampinha pode virar moradia para os ovos;
  • Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
  • Manter baldes e caixas d’água sempre tampados;
  • Piscinas devem ser cloradas constantemente;
  • Deixe pneus ao abrigo da chuva e da água;
  • Elimine copinhos plásticos e tampas de refrigerantes em sacos que possam ser lacrados;
  • Fure latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;
  • Lave bebedouros de aves e pets pelo menos uma vez por semana com água e sabão;
  • Jogue sal no recipiente atrás da geladeira;
  • Jogue produtos de limpeza ou sal nos ralos e mantenha-os tapados;
  • E deixe o agente entrar, pois ele tem um olhar treinado para ajudá-lo a combater o mosquito.

Se todos trabalharmos juntos, o mosquito não terá mais onde morar.
Cuide-se, pois a dengue pode matar.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega