As exibições serão de segunda a quinta, na Biblioteca, a partir das 14. Na sexta, a atividade será voltada para os alunos de Jafa.
Os amantes da sétima arte e do cinema mudo irão se apaixonar pela programação que está sendo desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Garça, por meio da Secretaria de Cultura, e em parceria com o Governo do Estado, por meio do Cult SP e Pontos MIS, para a próxima semana. Charles Chaplin, o “vagabundo” mais conhecido do mundo, que mesmo sem falar uma única palavra, conseguia ser entendido por todos.
A semana começa com a exibição do filme “o vagabundo”, no dia 11 de março, a partir das 14h na Biblioteca. A trama conta a história de um vagabundo que pretende ajudar uma moça contra um grupo de bandidos que a tinha roubado. Para recuperar o dinheiro, ele acaba trabalhando na fazenda do pai da moça. Ele se apaixona por ela, mas quando o noivo dela chega, ele resolve seguir o seu caminho sozinho.
Terça-feira, dia 12 de março, a partir das 14h, a exibição será do filme “O Imigrante” também na Biblioteca. Na trama, durante uma viagem de navio com destino à América, o novo mundo, um dos imigrantes (Charles Chaplin) acaba conhecendo uma moça, mas logo os dois se separam. O imigrante então, recém-chegado à Nova Iorque e sem dinheiro algum, tenta encontrar trabalho ou alguma outra forma de ganhar dinheiro. Certa noite, ele reencontra a moça em um restaurante.
Na quarta-feira, dia 13 de março, a exibição será de “O Garoto”, também na Biblioteca a partir das 14h. Na trama, uma mãe solteira deixa o hospital de caridade com seu filho recém-nascido. Percebendo que não pode dar para seu filho todo o cuidado que ele precisa, prende um bilhete junto a criança, pedindo que quem o achar cuide e ame o seu bebê, e o deixa no banco de trás de um luxuoso carro. Entretanto, o veículo é roubado por dois ladrões, que, quando descobrem o menino, o abandonam no fundo de uma ruela. Sem saber de nada, um vagabundo faz o seu passeio matinal e encontra a criança.
Na quinta-feira, dia 14, a Biblioteca exibirá “Luzes da Cidade”, a partir das 14h. Nele, o vagabundo (Charles Chaplin) impede um homem rico (Harry Myers), que está bêbado, de se matar. Grato, ele o convida até sua casa e se torna seu amigo. Só que ele esquece completamente o que aconteceu quando está sóbrio, o que faz com que o vagabundo seja tratado de forma bem diferente.
E para encerrar a semana será realizada uma Oficina em Jafa, para as crianças da Escola Norma Mônico, chamada “Charlie Chaplin – A Vida é Comédia”. A atividade apresenta o percurso do ator-diretor-produtor-roteirista-compositor Charlie Chaplin, cujas criações encantam há mais de um século o público de todas as idades. O objetivo da oficina, que será ministrada por Cássio Starling, é narrar as etapas essenciais da vida e obra de Chaplin e sintetizar as principais interpretações a respeito de Carlitos, personagem de vagabundo, excluído, pobretão, que se tornou o maior ícone do cinema.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega