18 MAR 2024
CAMPANHA MENSAL
Março Azul Marinho: mês de conscientização sobre o câncer colorretal
Conheça a doença e saiba como previnir.
O mês de março é dedicado a várias campanhas destinadas à saúde, a maior parte delas são relativas a tipos de câncer. As campanhas tem como função informar os sintomas e as causas, com o propósito de auxiliar as pessoas a procurarem ajuda médica assim que notar algo.

Uma das campanhas do mês é o Março Azul Marinhodedicado a informar sobre o Câncer Colorretal, doença que afeta milhares de pessoas, de ambos os sexos, anualmente.

O que é o câncer de intestino ou câncer colorretal?
O câncer colorretal é aquele que acomete o intestino grosso e/ou sua porção final, o reto. Também chamado de câncer de intestino ou tumor de cólon e reto.

O que causa o câncer colorretal?
O câncer colorretal geralmente desenvolve-se a partir de pólipos. Os pólipos são inicialmente lesões benignas, que crescem na parede do cólon e, se associados com predisposição genética e hábitos não saudáveis de vida, transformam-se em câncer com o passar do tempo.

Quais são os principais sintomas do câncer colorretal?
• Presença de sangue nas fezes.
• Dor e cólica na barriga com mais de 30 dias de duração.
• Alteração no ritmo intestinal (quando você tinha o funcionamento intestinal normal e recentemente vem apresentando diarreia ou constipação).
• Perda de peso rápida e não intencional.
• Anemia, cansaço e fraqueza.
Se você apresenta qualquer um desses sintomas, procure uma unidade básica de saúde.

Quais são os comportamentos/fatores de risco para desenvolver câncer colorretal?
• Fumar.
• Consumir bebidas alcoólicas.
• Estar acima do peso.
• Comer alimentos com muitas calorias, como biscoitos com ou sem recheios e bebidas açucaradas, como refrigerantes e outras bebidas industrializadas.
• Consumir alimentos de origem animal, principalmente carnes vermelhas e carnes embutidas, como presuntos, mortadelas, blanquet, salsichas, linguiças.
• Preparar carnes, de qualquer tipo, na chapa ou na forma de fritura, grelhado ou churrasco.
• Ter mais de 50 anos.
• Ter parentes em primeiro grau (pais, irmãos e filhos) com pólipos ou câncer de intestino.
• Ser portador de retocolite ulcerativa ou doença de Crohn.

Como prevenir o câncer colorretal?
Você pode diminuir o risco de ter o câncer de intestino adotando modos de vida mais saudáveis, como:
• praticar atividade física regularmente (30 minutos todos os dias);
• consumir pelo menos três porções de frutas e três porções de legumes e verduras ao dia;
• consumir preferencialmente cereais integrais como arroz, pães, aveia, cevada e outros (nutricao.saude.gov.br);
• beber pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia;
• reduzir o consumo de carnes vermelhas (máximo 500g por semana);
• evitar preparar carnes, de qualquer tipo, na chapa ou na forma de fritura, grelhado ou churrasco;
• evitar carnes salgadas e processadas como presunto, mortadela, bacon, linguiça, salsicha e outros embutidos e defumados;
• manter o peso adequado;
• não consumir bebidas alcoólicas; • não fumar (inca.gov.br/tabagismo)

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde