18 MAR 2024
SAAE
Censo 2022 mostra Garça como referência em saneamento básico
Dados oficiais são impressionantes e acima da média nacional
Em um país onde a infraestrutura urbana e o saneamento básico ainda são desafios em muitas regiões, a cidade de Garça se destaca como um modelo, de acordo com os dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com uma abordagem focada no bem-estar de seus habitantes e no desenvolvimento sustentável, Garça tem demonstrado como investimentos estratégicos e gestão eficiente podem resultar em uma qualidade de vida superior para seus cidadãos.
Acompanhe, em detalhes, os números que podem ser entendidos como aumento do índice de desenvolvimento humano.

Superioridade em saneamento básico
Garça ostenta padrões excepcionais de saneamento, com 96,44% da população conectada ao sistema de esgoto, superando a média nacional de 62,51%.

Banheiros
O número é impressionante: 99,96% da população de Garça desfruta de instalações exclusivas de banheiro, superando a média nacional de 97,75%.

Coleta de Resíduos
Serviços essenciais de coleta de resíduos cobrem 97,91% da população, superando a média nacional de 90,9%.

Conheça os investimentos na área
Mesmo com índices excelentes, a Administração Municipal, por meio do SAAE (Serviço Autônomo de Águas e Esgotos), mantém investimentos que fazem a diferença.
Podemos destacar, como mais recentes, a aprovação, pela Câmara Municipal de Vereadores, do Plano Municipal de Saneamento como lei. Este é o planejamento e o conjunto de ações previstas de saneamento básico que poderão chegar à população no curto, médio e longo prazos, em relação ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana.
Garça faz parte do grupo de municípios que implantou a lei; apenas um terço das cidades brasileiras cumpriu a determinação do Governo Federal.
Também aconteceram, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a mecanização do pré-tratamento de esgoto na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Peixe; trabalho de dragagem e limpeza do lodo das lagoas do local, realizado pela primeira vez em 20 anos, entre outros.

Abastecimento de água
Um percentual notável de 95,68% dos residentes em Garça tem acesso à água encanada, destacando a excelência da infraestrutura da cidade. São vários investimentos para alcançar índice tão alto: instalação de equipamentos de última geração para medição, análise e controle de cloro e flúor; perfuração de poços tubulares profundos (Aquífero Guarani, Distrito de Jafa, Jardim Adrianita e novo Distrito Empresarial); trocas de tubulações; reforma da estrutura do prédio da ETA (Estação de Tratamento de Água), participação no programa “Adote Uma Nascente”, para recuperar áreas degradadas e promover a preservação ambiental, entre outras.

Estrutura habitacional
O Censo 2022 mostrou que Garça possui 18.107 domicílios (15.404 são casas, ou 85% do total). A taxa de ocupação corresponde a 2,7 pessoas por imóvel.
Há 1.725 residências desocupadas e 834 unidades não-ocupadas de uso ocasional.

Prefeito falou sobre os dados apresentados pelo Censo 2022
“Ao tomarmos conhecimento de informações oficiais como estas, temos a certeza de que estamos no caminho certo. Nossa gestão tem sido marcada por decisões estratégicas e uma administração focada no desenvolvimento sustentável, garantindo que Garça não apenas atenda, mas supere os padrões nacionais em áreas vitais para a qualidade de vida de nossos cidadãos. O planejamento bem feito e os investimentos assertivos por meio do SAAE e de parcerias com o Governo do Estado de São Paulo, nos proporcionam avanços notáveis e nos colocam em uma posição de destaque no cenário nacional. Investimos continuamente em tecnologias e infraestruturas que asseguram o acesso a serviços essenciais de qualidade, como a coleta de resíduos e o tratamento de esgoto. Estes não são apenas números em um relatório; são reflexos de um comprometimento profundo com a saúde e o bem-estar de cada pessoa que vive em Garça, que chama nossa cidade de lar”.
O Prefeito também destacou os investimentos no abastecimento de água: “Melhorar e garantir o acesso à água potável é uma de nossas maiores conquistas. Expandimos e modernizamos nossa infraestrutura hídrica. Continuaremos trabalhando para garantir que nossa cidade permaneça um modelo de desenvolvimento sustentável e qualidade de vida”.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa