Na manhã de quarta-feira, 20 de março, foi realizado na região do Lago Artificial uma nova ação de vacinação antirrábica para cães e gatos. A partir dos seis meses de idade, cães e gatos devem receber uma dose anual da vacina, sempre respeitando o intervalo de dose meses entre as doses.
Neste sábado, d
ia 23 de março, das 14h às 17h, a ação acontecerá no Distrito de Jafa. O ponto de vacinação estará ao lado da USF Dr. Ernesto Gaion, na rua São Paulo, 16, e as famílias de baixa renda também poderão agendar
a castração de animal de estimação.
Quem pode receber a vacina?
Cães e gatos que tenha recebido a última dose da vacina a pelo
menos 12 meses, pois a
aplicação é anual. Não é necessário Cadúnico.
Cachorros devem ser levados em uma coleira/guia e, em caso de animais antissociais, pede-se que seja colocado focinheira para evitar acidentes com outros animais e pessoas. Já os gatos podem ser levados em coleira ou caixa de transporte, tomando cuidado para que ele não possa fugir.
Não devem ser vacinados nesse momento os animais que estão
debilitados ou doentes, pois o sistema imune do animal deve estar 100% para que a vacina seja eficaz. Também não devem ser vacinadas as
fêmeas prenhas ou lactantes, devendo esperar terminar o desmame dos filhotes para a aplicação.
Quem pode solicitar a castração?
O Programa de Castração de Cães e Gatos é voltados para animais de estimação, gatos e cachorros de ambos os sexos,
pertencentes as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e baixa renda, sendo
obrigatória a apresentação da folha do Cadúnico para solicitar a castração.
O Cadúnico deverá ser feito ou atualizado anualmente na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), localizada na rua Vital Soares, 56, com atendimento ao público de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Após a inserção ou atualização dos dados pela SEMADS no sistema, o próprio sistema avaliará em quais os programas a família se encaixa automaticamente.
Saiba mais sobre o Cadúnico:
aqui