22 MAR 2024
DISTRITO DE JAFA
VACINAÇÃO ANIMAL
Jafa: Vacinação e agendamento para castração no dia 23
A vacinação é livre para cães e gatos, já o cadastramento para a castração é destinado para proprietários que possuam o cadúnico atualizado.
A Prefeitura Municipal de Garça, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) realizará no Distrito de Jafa uma ação voltada à saúde de cães e gatos da população de jafense.

Dia 23 de março, sábado, das 14h às 17h, ao lado da Unidade de Saúde da Família Doutor Ernesto Gaion, na rua São Paulo, 16, haverá a vacinação de cães e gatos e também o cadastramento para a castração de animais.

Quem pode receber a vacina?
Cães e gatos que tenha recebido a última dose da vacina a pelo menos 12 meses, pois a aplicação é anual. Não é necessário Cadúnico.
Cachorros devem ser levados em uma coleira/guia e, em caso de animais antissociais, pede-se que seja colocado focinheira para evitar acidentes com outros animais e pessoas. Já os gatos podem ser levados em coleira ou caixa de transporte, tomando cuidado para que ele não possa fugir.
Não devem ser vacinados nesse momento os animais que estão debilitados ou doentes, pois o sistema imune do animal deve estar 100% para que a vacina seja eficaz. Também não devem ser vacinadas as fêmeas prenhas ou lactantes, devendo esperar terminar o desmame dos filhotes para a aplicação.
Em caso de dúvidas, pode-se consultar o veterinário da Secretaria de Saúde, Matheus Berno, através do telefone 3471-4959.

Quem pode solicitar a castração?
O Programa de Castração de Cães e Gatos é voltados para animais de estimação, gatos e cachorros de ambos os sexos, pertencentes as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e baixa renda, sendo obrigatória a apresentação da folha do Cadúnico para solicitar a castração.
O Cadúnico deverá ser feito ou atualizado anualmente na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), localizada na rua Vital Soares, 56, com atendimento ao público de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Após a inserção ou atualização dos dados pela SEMADS no sistema, o próprio sistema avaliará em quais os programas a família se encaixa automaticamente.

Saiba mais sobre o Cadúnico: aqui

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega