Em mais uma parceria com o governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura Municipal de Garça, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresentará o espetáculo teatral “Vigiar e punir”, da Cia. Caravan Maschera.
Serão duas apresentações: na terça, dia 23, às 19:30, e na quarta, dia 24, às 10:30, na sala Miguel Mônico do Teatro Municipal.
A duração total da peça é de 75 minutos, classificação etária 16 anos, e entrada gratuita.
O espetáculo, contemplado com o PROAC - Programa de Ação Cultural - da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de SP, é baseado na obra do filósofo francês Michel Foucault e aborda conceitos de punição e vigilância, assim como a evolução deles com o passar do tempo.
Quem é Michel Focault?
Michel Foucault (1926 – 1984) foi um filósofo, teórico social, filólogo, historiador das ideias, crítico literário e professor da cátedra História dos Sistemas do Pensamento, no célebre Collège de France (França). Suas teorias abordam a relação entre poder e conhecimento e como eles são usados como uma forma de controle social por meio de instituições sociais.
Como a peça se desenrola?
A apresentação é feita com 12 bonecos inspirados nos quadros do pintor espanhol de Goya e do pintor holandês Bosh.
Francisco José de Goya y Lucientes foi um pintor e gravador espanhol. É considerado o mais importante artista espanhol do final do século XVIII e começo do século XIX.
Hieronymus Bosch foi um pintor holandês que se destacou com suas figuras humanas nuas que se misturam a animais fantásticos, monstros devoradores de corpos e paisagens insólitas.
A peça evidencia, com o humor do bufão, como a sociedade de controle e vigilância de hoje manipula os desejos e impulsos naturais do indivíduo contemporâneo na busca de uma “normalização”silenciosa.
Sobre a Cia. Caravan Maschera
A Cia Caravan Maschera tem como proposta uma teatralidade baseada no teatro de bonecos, máscaras e formas animadas. Desde 2011 é contemplada com diversos prêmios de fomento ao teatro: ProAC, Funarte, MinC, Comunidade europea (EACEA). Entre 2010 e 2011 participou do projeto europeu Masks on Stage com participação de residências artisticas na França, Itália, Alemanha, Rep. Tcheca e Espanha.