03 MAI 2024
Defesa Civil | Treinamento para a operação São Paulo sem fogo 2024
Integrantes uniformizados da Defesa Civil de Garça
Encontro aconteceu na cidade de Oscar Bressane
Nos dias 11 e 12 de abril aconteceu, em Oscar Bressane, um treinamento preparatório para a Operação “São Paulo Sem Fogo 2024”, promovido pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo. O evento reuniu dezenas de participantes de 51 cidades da região com a proposta de reduzir os incêndios florestais, sejam eles em áreas protegidas ou não, pastagens, terrenos baldios e outros.
Representando Garça estiveram presentes o Presidente da Defesa Civil, Júlio Cesar Martins Teixeira e os brigadistas Antônio Sérgio Gonçalves, Rodrigo Jorge de Melo, Luiz André Ferreira Leite e Carlos Alberto Camilo Junior.

Benefícios da participação no treinamento
O Presidente da Defesa Civil, Júlio Cesar, explicou os pontos positivos da participação no treinamento: “Visando enfrentar o período de estiagem, da melhor forma possível, o treinamento trouxe técnicas e estratégias para o enfrentamento de incêndios e ainda habilitou o município de Garça a conquistar o kit estiagem, composto por bomba costal com capacidade de 20 litros de água, abafadores, enxadas, facão, lanterna e outros aparelhos. Além do kit estiagem, a participação dos brigadistas municipais no curso gerou pontos para o município por meio dos programas Município Verde-Azul, IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal) do Tribunal de Contas e IDSC (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades)”.
Júlio Cesar detalhou outras participações: “Nos meses de janeiro a março passamos pela fase verde, da Operação SP Sem Fogo, cujo os objetivos foram de planejar as ações da temporada e iniciar as ações de prevenção e preparação. Agora em abril e até o final de maio, estaremos intensificando essas ações preventivas e de preparação, visando orientar e prevenir toda a população rural e urbana para que consigamos diminuir, o máximo possível, a incidência de incêndios e chegarmos preparados para a fase vermelha, que terá início em junho, se estendo até o fim de outubro.

Município que aderiram ao programa
Entre os 51 municípios que pertencem à regional da Defesa Civil de Marília, apenas Garça e mais quatro municípios haviam aderido ao Plano Estadual de Contingência para Estiagem. A partir desse treinamento outros municípios também aderiram.

Técnicas apresentadas durante o treinamento
As técnicas ensinadas visaram a qualificação e o aperfeiçoamento das brigadas municipais, responsáveis pelo combate a incêndios em mato. A capacitação ocorreu em dois dias em formato presencial com os seguintes temas:
- acionamento do Plano de Contingência Municipal;
- previsão meteorológica;
- monitoramento da umidade relativa do ar;
- emissão de alertas;
- comunicação no desastre;
- incêndios florestais e a fauna silvestre;
- inserção de dados no sistema integrado da defesa civil (SIDEC);
- protocolo de acionamento de aeronaves;
- crimes ambientais relacionados a incêndio;
- regras de segurança em deslocamento no terreno,
- bases de treinamentos práticos com técnicas de combate direto (fogo e abafadores), técnicas de combate indireto (abertura de aceiros) e exposição de materiais básicos para uma equipe de combate a incêndio florestal.
Além da parte teórica, houve uma parte prática, organizada pelo Corpo de Bombeiros, onde foram expostas as técnicas de utilização de materiais básicos de combate a incêndio florestais. Todos os participantes da oficina serão os multiplicadores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas cidades.

Queda nos focos de incêndio e preocupação para 2024
Júlio Cesar explica ainda que nos anos de 2022 e 2023 houve uma queda recorde nos focos de incêndio no Estado de São Paulo, de acordo com dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e que isto ocorreu principalmente pela grande quantidade de chuvas que ajudou a proteger o meio ambiente, e também ao grande trabalho de prevenção realizado em todo o estado. Em contrapartida, a massa bioativa se manteve mais intacta e a previsão para 2024 é preocupante, pois há previsão de uma grande estiagem e, consequentemente, que se tenha mais incidência de fogo em vegetações.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa