A Prefeitura de Garça, por meio da Defesa Civil municipal, participou ativamente da capacitação promovida pelo Governo do Estado de São Paulo para a Operação “São Paulo Sem Fogo 2025”. O treinamento aconteceu em dois momentos: no dia 9 de maio, na cidade de Pompéia (teórico), e no dia 14 de maio, em Marília (prático), reunindo brigadistas e autoridades de diversos municípios da região.
Garça integra os 51 municípios da regional da Defesa Civil de Marília que aderiram ao Plano Estadual de Contingência para Estiagem, visando intensificar as ações preventivas contra incêndios florestais e garantir maior segurança ambiental no período seco, que vai de junho a outubro.
O município foi representado pelo Presidente da Defesa Civil, Júlio Cesar Martins Teixeira, além dos brigadistas Rodrigo Jorge de Melo, Luiz André Ferreira Leite, Cristian de Lima Rocha, José Ricardo Félix, Alécio Donizete Pastre, Gabriel Vitor Pereira, Reinan Alessandro Santana e Marco Bispo da Silva.
A participação garante importantes benefícios para a cidade. Segundo Júlio Cesar, "o treinamento trouxe técnicas de combate e estratégias de prevenção a incêndios e ainda habilitou Garça a receber o kit estiagem, com equipamentos essenciais como mochila costal de 20 litros, abafadores, enxadas, facão, lanterna, entre outros."
Além de reforçar a preparação para o período de seca, a presença dos brigadistas no curso também gera pontuação positiva para o município em programas de destaque como o Município VerdeAzul, o IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal) do Tribunal de Contas, e o IDSC (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades).
Segundo Júlio, “entre janeiro e março passamos pela fase verde da operação, voltada ao planejamento e ações educativas. Em abril e maio, intensificamos o trabalho de campo e preparação. Agora, nos preparamos para a fase vermelha, de maior risco, que começa em junho”.
Durante os encontros teórico e prático, os brigadistas foram capacitados em temas como:
Ações do Plano de Contingência Municipal
Monitoramento da umidade e previsão meteorológica
Emissão de alertas e comunicação em desastres
Técnicas de combate direto e indireto ao fogo
Uso de abafadores e aceiros
Crimes ambientais e segurança operacional
Inserção de dados no sistema SIDEC e protocolo para aeronaves
A parte prática foi coordenada pelo Corpo de Bombeiros, com simulações e uso de equipamentos, garantindo que os participantes atuem como multiplicadores locais do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil.
O evento contou com a presença de lideranças estaduais e municipais, como:
Coronel PM Shesterson Campos (CIVAP)
Major PM Lurela Alice Kurachi Ferrini Tamião (Defesa Civil e 10º GB)
Capitão PM Caio Veneziani, Sargento Alessandra e Soldado Hudson (Defesa Civil Estadual)
Após dois anos consecutivos de redução histórica nos focos de incêndio (2022 e 2023), o ano de 2024 registrou o maior número de ocorrências da série histórica, segundo o INPE. Por isso, a expectativa para 2025 é de alerta máximo, embora com previsão de ligeira queda. Garça, com sua equipe capacitada e equipada, reforça seu compromisso com a prevenção, a proteção do meio ambiente e a segurança da população.