O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, através do Biblion e do SP Leituras, mensalmente promove palestras e oficinas informativas que auxiliam a área cultural, em seus mais variados setores, a produzirem materiais de qualidade e relevância.
As próximas oficinas levam o nome de "Projetos Culturais - da escrita à captação de recursos", e têm como objetivo a compreensão e acesso às leis de incentivo à cultura, considerando todo o ciclo de um projeto cultural: da elaboração à prestação de contas, passando pelas estratégias de captação de recursos, planejamento, viabilidade e gestão.
As aulas serão ministradas por Alice Coutinho, Ítalo Azevedo, Filipe Moura e Luca Motta. As aulas acontecem de forma online, das
15h às 17h, nos dias 11, 13, 14, 18, 20 e 21 de junho.
Inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do link
https://www.biblion.org.br/programacao/oficina-projetos-culturais-da-escrita-a-captacao-de-recursos, e são abertas para todo o estado paulista, com inscrições limitadas.
Temas das aulas:
11/06: Panorama do mercado cultural com dados e tendências do setor. Histórico das principais políticas públicas da cultura do país.
13/06: Os mecanismos de incentivo fiscal no Brasil, suas lógicas e realidades locais. Funcionamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e as diferentes plataformas de inscrição.
14/06: Editais, seleções públicas e outras fontes de financiamento disponíveis às áreas culturais no Brasil. Editais privados e a lógica do patrocínio cultural.
18/06: Planejamento, definições e ferramentas para a elaboração de projetos culturais.
20/06: Desenvolvimento de um projeto passando pela viabilidade, equipe, orçamento, fluxos, comunicação e gestão.
21/06: Captação de recursos de projetos incentivados no Brasil. Negociação e relacionamento com empresas.
Sobre os professores:
Alice Coutinho é produtora, gestora cultural e pesquisadora, doutoranda em Sociologia da Cultura, pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais e graduada em Educação Artística. Desde 2022 é gestora de projetos e coordenadora de produção da Muda Cultural.
Ítalo Azevedo: é jornalista graduado pela PUC-SP, mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM/ECA/USP), com experiência editorial em veículos web e à frente da Muda Cultural.
Filippe Moura é gestor cultural e músico, graduado pela UNICAMP e pós-graduado pela ESPM, tem sua carreira focada no desenvolvimento de projetos culturais, principalmente através dos incentivos fiscais, e no processo comercial dos mesmos.
Luca Motta é produtor e gestor cultural, atua há 9 anos com projetos financiados via leis de incentivo. Desde 2015 trabalha na Muda Cultural com elaboração e formatação de propostas para inscrição em projetos de lei, e na produção executiva de eventos.