A projeto piloto é voltado para a identificação precoce e tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, firmou uma em parceria com a empresa Boehringer Ingelheim para desenvolver em Garça um projeto piloto que visa detectar e tratar a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) na população idosa através do exame de espirometria.
A ação, que começou no dia 11 de junho, pretende identificar precocemente os sinais de DPOC em pessoas da terceira idade, que segundo levantamento estadual foi a 3ª principal causa de morte no Estado de São Paulo no ano passado.
No ano passado, por meio desta parceria, foram realizados 277 exames em pacientes que aguardavam pelo exame. Agora, por meio do projeto piloto, a proposta é expandir para que o exame da espirometria seja realizado em mais pessoas.
Com esse projeto, a Coordenação da Saúde espera estabelecer um novo protocolo de atendimento e tratamento de DPOC na atenção básica do município.
O exame é rápido e indolor, sendo de extrema importância para a detecção e o tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica, que possui maior incidência às pessoas da terceira idade.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega