Na quinta-feira, dia 27, o Projeto Agente Mirim Contra à Dengue, uma iniciativa da Prefeitura por meio das Secretarias de Educação e Saúde, realizou a entrega de brindes pedagógicos para os alunos que produziram as melhores redações durante às atividades desenvolvidas com os quartos anos das escolas municipais e particulares.
Participaram do projeto esse ano, as escolas municipais: EMEF Professor João Crisóstomo, EMEF Professor Orane Avelino de Sousa, EMEF Professora Norma Mônico Truzzi, EMEF Professor Edson José Puga, EMEF Professora Maria do Carmo Pompeu Castro, EMEIEF Manoel Joaquim Fernandes, EMEIEF Silvio Sartori, Professora da EMEIEF Samira El Adass e Professora da EMEIEF Cláudia Maria Rodrigues Aronne; e as escolas particulares: Collégio Lúmen, Colégio Antares, Colégio CSA e Sesi.
Após participarem de todas as atividades de conscientização sobre à dengue, como a caça ao mosquito, atividades lúdicas, palestras informativas com os agentes e do laboratório da dengue, os alunos foram convidados a elaborar textos relatando tudo o que aprenderam para ajudar à combater o mosquito.
Com os textos prontos, eles foram lidos pela comissão julgadora com muito carinho e atenção e, após isso, uma redação de cada uma das salas foi selecionada. Ao final, 22 crianças, uma por sala, foram selecionadas e receberam como prêmio um brinquedo pedagógico durante a cerimônia de encerramento.
Nunca é demais lembrar que a dengue é uma doença que é transmitida por meio da picada do mosquito fêmea do
Aedes aegypt, que precisa de sangue humano para por seus ovos. Essa danadinha costuma esconder-se dentro das casas e nos quintais, aproveitando até uma gotinha de água que esteja disponível para colocar seus ovos. Mesmo na ausência de água no local no qual ela depositou seus ovos, eles resistem por até um ano em ambiente seco e, após ao primeiro sinal de água, finalizam seu ciclo. Por isso, sempre é importante lavar tigelas, baldes e qualquer material que esteja com água, com o auxilio de bucha e sabão, desta forma tem-se a certeza que eles foram eliminados por completo e não irão terminar seu ciclo. A dengue é uma doença que pode levar ao óbito e a única forma de combatê-la é eliminando os possíveis criadouros. Junte-se aos pequenos e não deixe água parada.
Confira mais imagens no Facebook da Prefeitura